Os cereais têm sido grandes aliados na dieta de quem busca uma vida mais saudável. Esses grãos, além de serem ricos em nutrientes, ajudam a prevenir ou combater doenças, auxiliam no bom funcionamento do organismo e são excelentes fontes de carboidratos e fibras.
Hoje, muitos desses cereais são ingredientes de receitas incríveis e podem ser consumidos sem contraindicações. Existe uma grande variedade de cereais disponíveis para o consumo humano. Selecionamos sete excelentes opções para diferentes tipos de receitas e finalidades.
Chia
A chia é um cereal rico em ômega-3, que auxilia no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Este grão contém alto teor de fibras, que, misturadas aos alimentos, geram saciedade e ajudam a reduzir a quantidade de comida ingerida.
Uma porção de 100 gramas de chia contém até 17 gramas de proteínas, 44 gramas de carboidratos e 27 gramas de fibras. O grão é indicado para consumo no café da manhã, combinado com frutas ou iogurte natural.
Aveia
A aveia é um cereal muito conhecido em terras brasileiras, especialmente por quem aprecia um bom mingau pela manhã. A aveia também pode ser consumida junto a frutas, como banana e abacate, amassadas e misturadas ao leite.
Este cereal é rico em nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais, sendo excelente para o controle do colesterol, a sensação de saciedade e o alívio do fluxo intestinal.
Uma porção de 100 gramas de aveia oferece 10 gramas de fibras, 60 gramas de carboidratos e 10 gramas de proteínas, sendo uma excelente opção para quem deseja perder peso.
Leia mais:
Rica em fibras, promove a saciedade e ajuda na digestão: Veja os benefícios do chá de ora-pro-nóbis
Mingau de aveia: Conheça 5 benefícios diários deste alimento
Granola
Muito conhecida entre os adeptos da musculação, a granola é composta por aveia, nozes, frutas desidratadas e sementes, sendo rica em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. É um cereal excelente para o ganho de massa muscular, além de prevenir doenças cardiovasculares.
Embora a granola seja indicada para a perda de peso, seu uso incorreto e desregrado pode levar ao ganho de peso indesejado, já que muitas versões são adocicadas, trazendo um teor calórico elevado. A granola é muito consumida com leite, iogurte e açaí.
Ela contém fibras, vitaminas, gorduras saudáveis e minerais como cálcio, fósforo, selênio, zinco e magnésio, que têm ação sacietogênica, laxante, antioxidante e hipolipemiante.
Linhaça
Apresentando-se nas cores dourada ou marrom, a linhaça é a semente do linho e é usada como laxante natural, devido à sua riqueza em fibras. Além de ser ótima no combate à prisão de ventre, a linhaça traz boas quantidades de ômega-3, ajudando no relaxamento dos vasos sanguíneos e no combate a doenças como pressão alta, aterosclerose e infarto.
Dependendo da cor, a linhaça possui um sabor leve. Ela pode ser adquirida em lojas de produtos naturais e adicionada ao arroz, iogurtes, sucos e saladas, além de ser comumente usada no preparo de bolos, pães e biscoitos.
Cevada em Grãos
A cevada em grãos é um cereal versátil que pode ser consumido acompanhando outros alimentos ou substituindo itens como o arroz. Além de ser utilizada na fabricação de cerveja, a cevada também é incorporada em sopas, saladas e pães.
Rica em carboidratos, fibras, vitamina B e minerais como selênio e magnésio, a cevada é muito indicada para a redução do colesterol. Este cereal também auxilia na formação de ossos e dentes, além de possuir ação antioxidante, que ajuda a regular o sistema imunológico.