O consumo de determinados alimentos e suplementos é essencial para manter o bom funcionamento do cérebro. Entre eles, o ômega 3 é amplamente reconhecido como um dos melhores aliados da saúde cerebral. No entanto, uma bebida em específico tem se destacado por seus benefícios neuroprotetores: o chá verde. Segundo o neurocientista Fabiano de Abreu, essa infusão é a mais eficaz para potencializar a função cerebral.
De acordo com Fabiano de Abreu, que é pós-PhD em neurociências e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o chá verde contém compostos bioativos com efeitos neuroprotetores significativos. A bebida é rica em catequinas, L-teanina e cafeína, componentes que trazem diversos benefícios para a saúde cerebral.

Ativos e benefícios do chá verde
- Catequinas: poderosos antioxidantes que ajudam a reduzir o estresse oxidativo, prevenindo danos às células cerebrais.
- L-teanina: promove relaxamento sem causar sonolência, melhorando o foco e a cognição.
- Cafeína: em quantidades moderadas, aprimora o estado de alerta e a atenção, além de potencializar a função da dopamina, neurotransmissor ligado ao prazer e à motivação.

Saiba mais:
- Mingau de aveia: Conheça 5 benefícios diários deste alimento
- Ventosaterapia: Conheça os 4 benefícios da técnica que alivia dores
Melhor horário para consumir o chá verde
Para maximizar seus benefícios, o neurocientista recomenda o consumo da infusão pela manhã ou no início da tarde. Segundo ele, a combinação de cafeína e L-teanina melhora a performance cognitiva sem provocar agitação excessiva. Por outro lado, beber chá verde à noite pode interferir na qualidade do sono, devido à presença de cafeína.
Outro ponto importante destacado por Fabiano de Abreu é o momento certo para ingerir a bebida em relação às refeições.
“Os polifenóis do chá verde podem prejudicar a absorção de alguns minerais se consumidos antes das refeições”, explica o especialista. Dessa forma, a recomendação é tomar o chá verde após as refeições para garantir um melhor aproveitamento de seus benefícios.
*Com informações de Metrópoles