As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Compras na última semana antes do Natal aquecem o comércio no Amazonas

Segundo levantamento da Fecomércio, amazonenses pretendem gastar até R$ 400 em presentes no período festivo
17/12/25 às 12:01h
Compras na última semana antes do Natal aquecem o comércio no Amazonas

Itens de vestuário estão entre os preferidos do amazonenses que vão dar presentes neste Natal, aponta pesquisa Fecomércio

Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), aponta que  94% dos consumidores amazonenses pretendem comprar presentes neste Natal, um dos períodos mais importantes para o comércio varejista local.

Em encontro com a imprensa, na noite desta terça-feira (16), o presidente da Fecomercio, Aderson Dutra, reconheceu o trabalho duro dos comerciantes para o atendimento das demandas dos consumidores, o que tem se refletido nos bons números do segmento ao longo de 2025 e que não deve ser diferente neste período de Natal.

“Somos o segmento com a maior arrecadação de ICMS do Estado e empregamos neste ano mais de 380 mil trabalhadores com carteira assinada”, afirmou Aderson, destacando os esforços do segmento para atender o consumidor, independentemente dos problemas enfrentados pela economia local.


Saiba mais:

Em eleição geral, Câmara de Manaus pode ter renovação maior do que na eleição municipal de 24

Caça de animais silvestres supriu metade das necessidades de proteínas de populações amazônicas


Gastos previstos em expansão

O levantamento do Instituto Fecomércio foi realizado com 1.145 consumidores, mas os dados ganham ainda mais relevância neste momento, quando grande parte da população concentra as compras na última semana antes do Natal. De acordo com a pesquisa, 37% dos consumidores deixam para comprar na semana que antecede a data, reforçando a expectativa de intenso fluxo nas lojas nos próximos dias.

Os gastos devem se concentrar principalmente em duas faixas: 38% pretendem gastar acima de R$ 400, enquanto 46% planejam desembolsar entre R$ 101 e R$ 300 no total das compras. Entre os itens mais procurados estão vestuário (32%), perfumaria e cosméticos (18%), brinquedos (17%) e acessórios (9%).

As compras seguem voltadas, principalmente, ao núcleo familiar. Mães (22%), filhos, afilhados ou enteados (22%) e cônjuges ou namorados(as) (17%) lideram a lista de presenteados. Além disso, 77% dos consumidores afirmam que devem comprar mais de um presente, o que amplia o impacto positivo no faturamento do comércio.

Comércio presencial

Mesmo com o avanço do e-commerce, a pesquisa confirma a força do comércio presencial neste Natal. 94% dos consumidores pretendem realizar as compras em lojas físicas, enquanto apenas 6% optam pelo ambiente online.

Os Shoppings Centers lideram a preferência, com 40%, seguidos pelo Centro da cidade (37%) e pelas lojas de bairro (20%), que também devem sentir o aumento da movimentação nesta reta final.

O cartão de crédito aparece como a principal forma de pagamento, citado por 50% dos consumidores, seguido pelo Pix (40%). Já crediário, carnê ou cartão de loja serão utilizados por 10% dos entrevistados.

A pesquisa completa está disponível no site da Fecomércio AM: www.fecomercio-am.org.br.