Vereadores de Manaus cobram melhorias na sinalização e transparência sobre radares eletrônicos

(Foto: Clóvis Miranda/SemcomP)
A instalação de radares em Manaus voltou a ser tema de debate na Câmara Municipal. Os vereadores Joelson Silva (Avante) e Paulo Tyrone (PMB) defenderam melhorias na sinalização e mais transparência quanto à aplicação dos equipamentos de fiscalização eletrônica.
Joelson Silva destacou que a falta de visibilidade em alguns pontos gera “multas desnecessárias” e que as faixas de trepidação podem ser uma solução para alertar motoristas.
“Muitos dizem que os radares estão em curvas, em lugares com dificuldade para visualizar a sinalização. Então, tudo que for possível para melhorar é importante. A faixa de trepidação ou de alerta vai ajudar bastante, principalmente nas avenidas onde a população recebe mais multas”, afirmou o parlamentar.
Segundo ele, os recursos para implantar a medida já existem, uma vez que a Prefeitura arrecadou mais de R$ 20 milhões em multas. “Se for o caso, pelo menos colocar nas avenidas principais já seria muito importante. Eu tenho certeza que ajudaria bastante a população”, acrescentou.
Assista ao pronunciamento do vereador:
Leia mais:
Vereadora pede desculpas após fala polêmica defendendo violência contra mulheres
Vereador defende cadastro para mapear dados de pessoas em situação de rua em Manaus
Já o vereador Paulo Tyrone reforçou a necessidade de transparência na aplicação dos radares. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 296/2025, que tramita na Casa e propõe melhorias na sinalização e no uso dos recursos arrecadados com as multas.
“Um dos grandes problemas hoje da fiscalização eletrônica é a falta de sinalização adequada. Recebemos denúncias de motoristas surpreendidos com a localização de determinados radares, sem a sinalização necessária”, disse.
Para ele, não basta apenas disponibilizar a localização dos radares em sites do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), mas que haja, principalmente, divulgação.
“Nem sempre a população tem acesso a esse site. É preciso que haja uma propaganda ostensiva por parte da Prefeitura, para que as pessoas não sejam pegas de surpresa ao receber uma multa”, completou.
Tyrone ainda cobrou que os recursos sejam aplicados em melhorias efetivas no trânsito. “Essa destinação de recursos está prevista pela legislação do Contran. É preciso reaplicar esses valores em infraestrutura e sinalização para Manaus”, ressaltou.
Assista:
A expectativa é que o projeto de Paulo Tyrone seja analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir ao plenário. Já a proposta de Joelson Silva será levada ao IMMU, com a promessa de diálogo junto ao diretor-presidente, Arnaldo Machado.
