O vereador Renato Rodrigues do município de Taquaral, em Goiás, foi flagrado atropelando uma cadela no meio da rua e deixando o local sem prestar assistência ao animal. O incidente ocorreu no domingo (6/4), mas ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dias, após as imagens começarem a circular amplamente.
No vídeo registrado pelas câmeras de segurança de um estabelecimento comercial da região, mostra a cadela deitada no meio da via. Em seguida, um carro passa por cima dela. Apesar do impacto, o animal se levanta rapidamente, aparentemente ferido em uma das patas.
Renato é o atual presidente da Câmara Municipal de Taquaral.
Ainda nas imagens, é possível ver que ele para o carro alguns metros adiante, dá marcha à ré, discute com algumas pessoas que estavam sentadas em uma calçada próxima e depois vai embora, sem socorrer o animal.
Veja o vídeo:
Leia também:
Vereador de Manaus registra atoleiro na BR-319 impossibilitando remoção de um cadáver
Mulher é espancada por vizinho por causa do latido de cachorros
O que dizem as testemunhas
Testemunhas afirmam que a cadela estava com filhotes no momento do ocorrido. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do animal. A Polícia Civil de Goiás (PCGO) está investigando o caso.
Vereador se defende
Em resposta à repercussão do caso, o vereador Renato Rodrigues publicou um vídeo em suas redes sociais para apresentar sua versão dos fatos.
“O Sol tava refletindo no chão, o pet era branco. Você olhando da câmera é fácil julgar, você tá [sic] vendo o pet lá. Quando você está dentro do carro, é outra visibilidade. Não julguem, não. Jamais teria coragem de maltratar um cachorro”, disse o vereador.
Maus-tratos contra animais é crime
Conforme determina a Lei nº 9.605/1998, maus-tratos a animais é considerado crime e está sujeito a punições penais e administrativas.
A legislação define como crime ações como agressão física, negligência em relação à assistência veterinária necessária, privação de água e comida, exposição a condições inadequadas de higiene ou clima, além de forçar o animal a atividades que comprometam sua saúde física ou mental.