Roberto Cidade nega caráter eleitoreiro e garante celeridade em concurso público

Foto: Herick Pereira
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil) reafirmou, nesta terça-feira, 3/9, o compromisso da Casa Legislativa com a transparência na realização do concurso público, que será lançado ainda este ano. A declaração aconteceu em resposta a questionamentos sobre o cancelamento do certame da Câmara Municipal de Manaus (CMM) no mês passado, e críticas de que a iniciativa teria caráter eleitoreiro.
De acordo com o presidente, o processo está sendo conduzido por uma comissão formada por servidores de carreira, com experiência em concursos anteriores. Além disso, a Aleam contratou uma banca organizadora considerada referência nacional, com histórico de atuação em diversos estados do país, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Fizemos questão de contratar uma banca que tem credibilidade e experiência, justamente para não passarmos pelo que aconteceu na Câmara Municipal. Nosso foco é garantir total lisura no processo”, afirmou Roberto Cidade em coletiva de imprensa.
Sobre as críticas de que o concurso seria apenas uma ação com fins políticos, o presidente da Casa Legislativa descartou essa possibilidade. Ele ressaltou que a Aleam enfrenta um déficit de servidores e que o último concurso ocorreu há 14 anos.
“Mais de 200 servidores já se aposentaram. Nós temos essa necessidade real de reposição de pessoal. A eleição é só no próximo ano, mas o concurso precisa ser feito agora. Já vamos contratar, imediatamente, 100 vagas, além de prever 264 cadastros de reserva”, explicou o parlamentar.
Assista:
Saiba mais:
CMM desmente boato sobre redução de cargos em caso de concurso público
Aryel Almeida se sente pronta para entrar na política: “As possibilidades são muitas”
Concurso público
O edital foi publicado nesta quarta-feira,3/9, com 100 vagas para chamamento imediato e 263 de cadastro reserva.
