Roberto Cidade destaca sintonia entre Assembleia e governo: “o Executivo executa e a gente legisla”

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacou nesta sexta-feira (5/12), que a Casa tem atuado em pleno alinhamento institucional com o governo do Estado, garantindo que propostas do Executivo avancem com rapidez quando representam benefícios diretos à população. Ele ressaltou que a parceria entre os poderes tem sido decisiva para fortalecer políticas públicas, especialmente na área da saúde no interior.
Segundo Cidade, a função da Aleam é clara e vem sendo cumprida com responsabilidade.
“A Assembleia cumpre o seu papel constitucional. Quando chega um projeto como esse, nós damos celeridade seguindo todo o regimento interno para que a gente possa aprovar e o governador executar. […] O Executivo executa e a gente legisla. Nós não podemos nos distanciar das nossas competências”, afirmou.
O deputado estadual destacou ainda que a iniciativa de tornar obrigatório o repasse anual de recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas) para a saúde do interior representa um avanço histórico e é fruto da atuação conjunta entre Assembleia e governo. O parlamentar lembrou que o governador Wilson Lima (UB) foi o primeiro a adotar essa política ainda no início de sua gestão, em 2019, consolidando a medida agora com apoio do Parlamento.
Saiba mais:
Wilson Lima diz que não decide seu futuro político sob “especulações ou interesses individuais”
Câmara de Manaus oficializa posse de Caio André em publicação no Diário Oficial
Além disso, o presidente da Aleam ressaltou que o pagamento das emendas destinadas à saúde e a ampliação dos repasses aos municípios reforçam o compromisso da gestão estadual com melhorias no atendimento.
“Tenho certeza que os prefeitos que receberem esses recursos vão melhorar a saúde”, afirmou.
Veja:
Agenda
Hoje, prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e secretários municipais de saúde do interior do Amazonas apresentaram novos investimentos voltados ao fortalecimento da saúde nos municípios.
A agenda também contou com um balanço, apresentado pelo governador, dos avanços alcançados nos últimos anos e das próximas etapas do plano de interiorização que inclui iniciativas como o Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde, a Telessaúde, o Barco Hospital João XXIII, a Carreta da Saúde, UTIs inéditas em municípios-polo e investimentos em unidades hospitalares.






