As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Crime organizado internacional ameaça soberania dos países, diz Lewandowski em Manaus

Lewandowski ressaltou que a criação do CCPI-Amazônia representa um avanço na cooperação multilateral defendida pelo governo Lula.
Crime organizado internacional ameaça soberania dos países, diz Lewandowski em Manaus

(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Manaus nesta terça-feira (9/9), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou que o crime organizado internacional representa hoje uma das maiores ameaças à soberania dos países. A declaração foi feita durante a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), que reúne forças de segurança brasileiras e de países vizinhos no combate a crimes como garimpo ilegal, tráfico de drogas, armas e pessoas, além da grilagem de terras.

Segundo o ministro, problemas globais como o aquecimento climático, guerras regionais, terrorismo e crises sanitárias já comprometem a estabilidade mundial, mas o crime organizado precisa ser reconhecido como um “nó geopolítico” capaz de fragilizar fronteiras e enfraquecer nações.

“As ameaças à segurança pública hoje constituem uma ameaça à própria soberania. O combate não pode ser apenas local ou nacional, mas precisa ser integrado entre os distintos países”, afirmou.

Lewandowski ressaltou que a criação do CCPI-Amazônia representa um avanço na cooperação multilateral defendida pelo governo Lula. Ele citou acordos internacionais já firmados pelo Brasil, como a parceria com a França para o combate ao garimpo ilegal na fronteira com a Guiana Francesa, além da atuação brasileira em organismos como a Interpol, Europol e iniciativas do Mercosul.

“O centro é pioneiro no mundo e congrega nove países da Amazônia Legal e nove estados da federação. É uma resposta conjunta contra essa verdadeira praga internacional, que é o crime organizado”, disse.


Leia mais:

Em Manaus, Lula inaugura centro internacional de policiamento da Amazônia

Vice-governador e prefeito recepcionam Lula em Manaus


O ministro lembrou ainda que o governo federal enviou ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para fortalecer a integração entre União, estados e municípios no enfrentamento ao crime. “Só assim venceremos e preservaremos nossa soberania, especialmente nesta região que interessa ao mundo todo”, concluiu.

Assista: