As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Em Manaus, Lula inaugura centro internacional de policiamento da Amazônia

Criação do centro integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS)
Em Manaus, Lula inaugura centro internacional de policiamento da Amazônia

(Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na manhã desta terça-feira (9/9), da cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). O espaço tem como objetivo reforçar o enfrentamento a crimes ambientais, tráfico de drogas, armas e pessoas, por meio da integração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal.

O evento contou com a presença políticos como o senador Omar Aziz (PSD-AM), o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Também participaram os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Frederico de Siqueira Filho (Comunicações). Lula foi recepcionado pelo prefeito de Manaus e pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante).


Saiba mais:


CCPI Amazônia

O CCPI, sediado em Manaus, vai reunir esforços da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e das forças de segurança dos estados amazônicos. Entre as iniciativas, está o fortalecimento da operação Ouro-Alvo, que busca rastrear a origem do ouro, combater a grilagem de terras públicas, a lavagem de dinheiro e outros crimes ligados ao desmatamento.

A criação do centro integra o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), que recebeu R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia. Os recursos estão sendo destinados à compra de helicópteros, lanchas blindadas, viaturas e drones, ampliando a capacidade de inteligência e fiscalização.

Segundo o governo, essa é a primeira vez que a região amazônica terá um sistema de segurança estruturado em ambiente moderno, com tecnologia de ponta e a atuação conjunta de policiais de diferentes países e agências em um objetivo comum: proteger a floresta e combater o crime organizado.