As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Protestos contra PEC da Blindagem e anistia a envolvidos no ‘8 de Janeiro’ ocorrem em mais de 30 cidades do Brasil

Protestos acontecem nas principais capitais brasileiras
Protestos contra PEC da Blindagem e anistia a envolvidos no ‘8 de Janeiro’ ocorrem em mais de 30 cidades do Brasil

Manifestantes fazem protesto na Avenida Paulista contra a PEC da Blindagem
Reprodução / TV Globo

Artistas, políticos e movimentos sociais ocuparam ruas em várias cidades brasileiras neste domingo (21/9) em protestos contra a chamada PEC da Blindagem e a tentativa de anistia a envolvidos no de 8 de Janeiro.

Em Brasília, a manifestação começou às 10h com críticas ao Congresso, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — apontado como um dos principais beneficiários da proposta — e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Do alto de um caminhão de som, organizadores estimaram a presença de 30 mil pessoas.

 

Faixas e cartazes exibiam frases como “Congresso inimigo do povo”, “sem perdão para golpistas” e “PEC da bandidagem não”. O ex-ministro José Dirceu (PT) discursou e atacou o Legislativo: “Para mudar esse País, temos que mudar o Congresso Nacional”.

Os atos também reuniram multidões em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

Na Avenida Paulista, os protestos tiveram a presença de parlamentares como Guilherme Boulos (PSOL), Vicentinho (PT), Tabata Amaral (PSB) e do padre Júlio Lancellotti.

 

Manifestantes chegaram a estender uma bandeira gigante do Brasil em crítica ao uso do símbolo em atos da direita.

No Rio de Janeiro, milhares ocuparam a orla de Copacabana sob forte calor, com apresentações de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan. Já em Salvador, Wagner Moura e Daniela Mercury marcaram presença no ato realizado no Morro do Cristo.

Além da PEC da Blindagem, os protestos também se voltaram contra o projeto de anistia a golpistas, que tramita na Câmara e teve urgência aprovada na última semana.


Saiba mais: 

Acordar com despertador faz mal? Especialista explica impactos na qualidade do sono

Homem armado é preso ao tentar entrar no funeral de Charlie Kirk, nos EUA


A PEC da Blindagem

Aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 16, a proposta limita a prisão de parlamentares apenas em flagrante por crime inafiançável, amplia o foro privilegiado e restringe processos criminais contra deputados e senadores.

O texto ainda precisa passar pelo Senado, onde o relator, Alessandro Vieira (MDB-SE), já sinalizou ser contrário.

Enquanto isso, o projeto de anistia segue em análise na Câmara, com Paulinho da Força (Solidariedade-SP) escolhido como relator.

*Com informações de G1 e redes sociais, vídeos do X (antigo twitter)