As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Aniversário de Manaus: as transformações que moldaram a capital nos últimos 30 anos

Neste aniversário de 356 anos, Manaus celebra também o presente em ritmo acelerado de crescimento e inovação
24/10/25 às 10:00h
Aniversário de Manaus: as transformações que moldaram a capital nos últimos 30 anos

Nesta sexta-feira (24/10), Manaus celebra 356 anos de história e desenvolvimento. A capital do Amazonas chega a essa data marcante como uma das cidades mais importantes da Região Norte, com uma trajetória de transformações profundas nas últimas três décadas.

Desde a década de 1990, diferentes gestões municipais deixaram marcas significativas na infraestrutura, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida da população.

A Rede Onda Digital coletou informações e montou uma listagem das principais realizações dos prefeitos que ajudaram a construir a Manaus, que hoje se consolida como um dos maiores polos urbanos e econômicos da Amazônia. Confira o panorama, que contou com os 7 prefeitos que Manaus teve nos últimos 30 anos:

Eduardo Braga (1994–1997): Gestão marcada pelo urbanismo e sustentabilidade

(Foto: Jefferson Rudy/AS)

A gestão de Eduardo Braga foi marcada pela maior intervenção urbanística da década, com destaque para a obra dos primeiros viadutos de Manaus: Governador Plínio Ramos Coelho (ou Complexo Viário de Flores) e o Viaduto Ayrton Senna, ambos na Zona Centro-Sul da cidade.

Também foi restaurada a histórica Ponte dos Bilhares, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, e inaugurado o Parque do Mindu (1996), no Parque Dez de Novembro, um importante espaço de preservação ambiental. A administração também foi responsável por implementar o sistema SOS Manaus, que mais tarde passou a ser chamado de SAMU.

Alfredo Nascimento (1997–2004): Gestão marcada pela expansão urbana e transporte

(Foto: Roosevelt Pinheiro)

Alfredo Nascimento deu continuidade ao ritmo acelerado de obras, com ampliação e pavimentação de grandes vias, além de investimentos no sistema de transporte público. Reformou a Praça dos Remédios (espaço já foi chamado de Praça dos Libaneses).

Lançou a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) das empresas de transporte. Ainda incentivou o programa “Manaus Limpa”, priorizando saneamento e limpeza urbana. Nascimento também criou o programa “Médico da Família”, uma intervenção em saúde pública, instituído em 1999.

Apesar dos avanços, sua gestão foi marcada por controvérsias relacionadas à contratação de servidores.

Luís Alberto Carijó (2004–2005): gestão de transição, mandato “tampão”

(Foto: Tiago Correa/CMM)

Durante seu curto período como prefeito interino, Carijó manteve a continuidade das obras e políticas urbanas, priorizando a manutenção de serviços essenciais e pequenas intervenções na infraestrutura.


Saiba mais: 

Amauri Gomes propõe criação de abrigo municipal para animais vítimas de maus-tratos

Wilson Lima reafirma foco em entregas: “Questões políticas serão tratadas no momento apropriado”


Serafim Corrêa (2005–2009): modernização e cultura

(Foto: Divulgação/Aleam)

Serafim Corrêa se destacou pela revitalização do Mercado Adolpho Lisboa (Mercadão) e a construção do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, conhecido como Bola do Coroado, cujo projeto foi elaborado em 2007, mas a obra só foi entregue em 2010 para a população. O então prefeito de Manaus promoveu a “Domingueira”, ação que permitia a população andar de graça nos ônibus aos domingos.

Além disso, seu mandato foi marcado pela construção da maternidade Moura Tapajós, a criação do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) e a primeira creche de Manaus, a Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes.

“Sarafa” promoveu a desburocratização da Zona Franca de Manaus, incentivando novos empreendimentos, e fortaleceu o setor cultural, com ações voltadas à valorização da identidade amazônica. Sua administração foi uma das primeiras do Brasil a publicar os pagamentos da prefeitura na Internet.

Amazonino Mendes (2009–2013): inclusão e infraestrutura

(Foto: Divulgação)

Durante sua gestão, Amazonino Mendes inaugurou o Complexo Viário Gilberto Mestrinho (2010) e modernizou unidades de saúde, como o Hospital 28 de Agosto. Criou o Parque Temático Cidade da Criança, no Aleixo, e ampliou programas sociais, como o Bolsa Família Municipal e as cozinhas comunitárias, voltadas à inclusão social.

Sua administração também reforçou o cuidado com o patrimônio histórico e com políticas de acessibilidade e assistência.

Arthur Virgílio Neto (2013–2021): revitalização e tecnologia

(Foto: Karla Vieira/ AVN)

Arthur Neto deu ênfase à revitalização do Centro Histórico, incluindo a restauração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, e implementou o programa “Morar Melhor”, voltado à habitação popular.

Fez a primeira edição do Festival Passo a Paço, projeto de ocupação cultural do centro histórico da capital amazonense. O evento acontece até os dias atuais.

Investiu ainda em mobilidade urbana, ampliando ciclovias e modernizando o transporte coletivo. O aplicativo “Cadê Meu Ônibus?” existiu na gestão de Arthur Neto, ferramenta que auxilia os usuários do transporte coletivo a acompanhar rotina dos veículos, agregando dados de GPS instalados nos ônibus que permitem os cidadãos monitorarem qualquer linha. O aplicativo segue usado até hoje.

Sua gestão também implantou sistemas de monitoramento por câmeras na cidade, reforçando a segurança e a transparência administrativa.

David Almeida (2021–atual): modernização e inclusão social

(Foto: Divulgação/Semcom)

Na atual gestão, David Almeida tem priorizado obras estruturantes e ações sociais. Entre os destaques estão a revitalização da Praça dos Remédios, a construção de unidades habitacionais no Residencial Carlos Braga, e a inauguração e construção das novas feiras da Panair e da Manaus Moderna, na feira flutuante do local; a entrega de obras como a Casa de Praia Zezinho Corrêa no complexo da Ponta Negra.

A prefeitura também investiu fortemente em saúde, com a construção do primeiro hospital municipal, e ampliou programas como o Prato do Povo, garantindo segurança alimentar.

Em mobilidade, o programa “Asfalta Manaus” vem transformando a malha viária da cidade, com a construção do Viaduto Rei Pelé, do viaduto Marcio Souza, que interliga as avenidas das Torres (Governador José Lindoso) e Ephigênio Salles, enquanto o reforço da Guarda Municipal e o uso de tecnologia elevam o padrão de segurança urbana. Agora, com número expressivo de guardas municipais, a corporação recebeu treinamento com armas e possui poder de prisão.

Uma cidade em constante evolução

Ao longo de 30 anos, Manaus passou por um processo contínuo de modernização, com foco em urbanismo, sustentabilidade e inclusão. De grandes obras viárias a programas sociais inovadores, cada gestão contribuiu para moldar a capital em diferentes dimensões.