As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ex-caciques da política amazonense vão depender de campeões de votos para chegar em Brasília

Ex-caciques da política amazonense vão depender de campeões de votos para chegar em Brasília

Alfredo Nascimento e Serafim Corrêa, dois ex-prefeitos de Manaus, vão depender de Sargento Salazar e Amom Mandel para conquistarem um mandato de deputado federal

Dois ex-campeões de votos, com vários mandatos conquistados nas urnas e muito prestígio político no Amazonas, vão depender de campeões de votos se quiserem voltar à ribalta da política brasileira nas eleições do próximo ano. Trata-se aqui do presidente do PL, Alfredo Nascimento, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa, do PSB.

Alfredo Nascimento ocupou quase todos os cargos públicos possíveis no Amazonas, mas desde 2018, quando deixou a Câmara dos Deputados, não consegue repetir o sucesso eleitoral de outras épocas. Pelo voto, Alfredo foi prefeito de Manaus, Senador da República e deputado federal. Na administração pública foi superintendente da Suframa, secretário municipal e secretário estadual, sempre durante as gestões de Amazonino Mendes; e ministro dos Transportes dos governos Lula e Dilma.

Não se reelegeu em 2018, ficou em sexto lugar na disputa pela Prefeitura de Manaus em 2020 e novamente não conseguiu votos suficientes para deputado federal em 2022.

A estratégia de Nascimento agora reside no “camburão” de votos que o vereador Sargento Salazar (PL) poderá ter em 2026 e assim conseguir uma segunda vaga para o PL. Nos bastidores da política, Salazar é apontado como provável campeão de votos numa disputa para a Câmara Federal, mas até hoje ele não sinalizou o desejo de ir morar em Brasília e abandonar sua base eleitoral em Manaus.


Saiba mais:

Seca dos rios Purus e Juruá afeta 13 municípios e uma população de 276,9 mil no Amazonas  

Flávio Dino manda PF investigar R$ 694 milhões em emendas parlamentares suspeitas


Federação PSB-Cidadania levaria Amom e Serafim para Brasília

O PSB e o Cidadania estão próximos de anunciar a criação de uma Federação Partidária para a disputa da eleição de 2026. Os socialistas já aprovaram a federalização durante o encontro nacional realizado em junho e o mesmo deve acontecer com o Cidadania, que realizará seu encontro em setembro.

Essa federação poderia reunir o campeão de votos da eleição passada, o deputado federal Amom Mandel, que obteve 288.555 votos, e Serafim Corrêa, um dos políticos mais experimentados do Estado, tendo sido vereador em Manaus, deputado estadual em vários mandatos e prefeito de Manaus, além de secretário municipal e secretário estadual, em diferentes gestões. Em 2022 ele não conseguiu se reeleger para a Assembleia Legislativa do Amazonas, mas está na Sedecti a convite do governador Wilson Lima (União Brasil).

Amom, contudo, não garante que ficará no Cidadania, pois tem convites para se filiar em outros partidos. Os analistas acreditam que o deputado não será o mais votado em 2026, mas terá uma votação expressiva que lhe garantirá a reeleição e dependendo das chamadas sobras de votos poderá ajudar um segundo candidato a chegar a Câmara Federal, neste caso o nome mais expressivo da futura federação é o de Serafim.