As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Com eleitorado de Manaus dividido, políticos abrem temporada de caça ao voto do interior

Com quase metado de eleitorado do Amazonas, municípios do interior tendem a concentrar votos em poucos candidatos
27/10/25 às 10:24h
Com eleitorado de Manaus dividido, políticos abrem temporada de caça ao voto do interior

FOTO: Reprodução

A praticamente onze meses da eleição geral de 2026, políticos amazonenses com mandato e os que buscarão um mandato em 2026 intensificaram agendas em municípios do interior, onde estão 1.297.819 eleitores registrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), aproximadamente 48% do total do Estado.

Campeão de votos na última eleição para a Câmara Federal, Amom Mandel (Cidadania) tem passado os fins de semana participando de entregas de obras e lançamentos de programas financiados com recursos das emendas incluídas por ele no Orçamento Geral da União deste ano. Neste fim de semana a “busca” dos votos aconteceu nos municípios de Parintins e Barreirinha, na Região do Baixo Amazonas.

A movimentação de Amom no interior explica-se pelo fato de a quase totalidade dos 288.555 mil votos recebidos em 2022 terem sido obtidos em Manaus, onde ele exercia mandato de vereador e tinha muita inserção nas redes sociais. Esse capital eleitoral de Amom na capital tende, conforme analistas políticos, a se dividir com a entrada no jogo do vereador Sargento Salazar (PL), que também tem grande audiência nas redes.

O fator Salazar, que especula-se terá um “caminhão” de votos em Manaus, empurrou Amom, agora com cargo em Brasília e recursos das emendas, para a caça ao eleitor do interior, mas ele não foi o único. O secretário de Habitação de Manaus, Jesus Alves, que é pré-candidato a deputado federal pelo MDB, também esteve em Parintins em um evento político com a ex-vereadora Brena Dianná, onde discursou exaltando as virtudes do prefeito David Almeida (Avante), que teoricamente não é candidato em 2026.


Saiba mais:

Aneel aperta o cerco às concessionárias de energia por conta de falhas na distribuição

Banco da Amazônia lança duas unidades para concessão de microcrédito em Manaus


Vice buscando visibilidade para assumir posto

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante), que vive a expectativa de assumir a chefia do Governo do Amazonas em abril de 2026, com a provável saída de Wilson Lima (União) para a disputa do Senado, já havia revelado à Onda Digital que neste ano trabalharia para se tornar mais conhecido do amazonense e, na última semana, centrou o foco em articulações na Região do Alto Solimões.

Nessa segunda-feira (27/10), por exemplo, ele publicou nas redes sociais um balanço dessas viagens, que começou no distrito de Iauratê, no município de São Gabriel da Cachoeira, Região do Alto Rio Negro, para entrega de pacotes de artigos esportivos e informação sobre programas de inclusão para as comunidades indígenas da região.

Tadeu também teve agenda com pescadores de Humaitá, na região do Rio Madeira, entrega de escola em comunidade rural de Alvarães e agenda com prefeito de Fonte Boa, ambos no Alto Solimões.

Braga também mantém o foco no interior

Senador e pré-candidato a reeleição, Eduardo Braga também tem mantido o foco em municípios do interior. Na última semana, por exemplo, ele foi as comunidades do Mocambo, Caburi e Vila Amazônia, todas na Zona Rural de Parintins, no Baixo Amazonas.

Na região estão concentrados a maior parte dos recursos de emendas incluídas por ele no Orçamento Geral da União, sobretudo para a construção de uma estrada entre a Vila Amazônia e a fronteira amazonense com o município de Juruti, no Pará.