As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Arthur comenta sobre filiação de esposa ao Republicanos: “Não tem nenhuma pretensão. Ela quer só me acompanhar”

O pré-candidato a deputado federal ainda destacou seus planos para tentar a vitória nas eleições de 2026
Arthur comenta sobre filiação de esposa ao Republicanos: “Não tem nenhuma pretensão. Ela quer só me acompanhar”

(Foto:Onda Digital)

Em entrevista exclusiva ao jornalista Lucas Costa, da Rede Onda Digital, o pré-candidato a deputado federal, ex-senador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (Republicanos), comentou sua recente saída do PSDB, suas estratégias para voltar ao Congresso Nacional e sobre a filiação dele e de sua esposa, Elizabeth Valeiko, ao Republicanos.

Arthur revelou que Elizabeth se filiou ao partido apenas para acompanhá-lo e afirmou que ambos foram recebidos de braços abertos pelos integrantes da legenda.

“Nenhuma. Ela não tem nenhuma pretensão. Ela quer só me acompanhar, estar comigo ao meu lado. E a nossa entrada foi muito bonita”, afirmou o ex-senador.


Saiba mais: 

Omar Aziz menciona Bi Garcia e valoriza Aryel Almeida em meio a especulações sobre vice

Eleições 2026: Salazar diz que vai disputar Senado para “melar” campanha de Wilson Lima


Leia a entrevista na íntegra:

Onda Digital: Arthur, recentemente você se filiou ao Republicanos e eu queria saber por qual motivo você teve essa escolha. O que pesou para essa decisão?

Arthur Neto: Para me manter na vida pública e para disputar uma eleição, eu preciso de um partido. Eu não quero qualquer partido. Não quero um partido de ódio, que se oponha a outros partidos de ódio. Se é adversário, então eu não falo. Se é aliado, eu falo. Mas se é adversário, eu não falo. Eu fui líder no governo do presidente Fernando Henrique e ele me deixou exercer influência sobre os líderes dos demais partidos que o apoiavam, assim como sobre os senadores. Eu chamava os senadores e eles iam me ouvir, porque o que eu passava para eles era o pensamento do presidente Fernando Henrique. Eu devo muito a ele. Ele me fez ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Trabalhei lado a lado com ele. Foi assim que acabamos com a inflação, que estava em 13 mil por cento acumulado. Nós conseguimos reduzir a inflação drasticamente, colocamos a “bichinha” numa jaula, sem água e sem comida.

Hoje, o que falta ao Brasil é responsabilidade fiscal, um grande ajuste fiscal. Há muitos cargos inúteis, muita coisa que só consome dinheiro que deveria servir ao bem-estar do povo. Por que eu fui para o Republicanos? Primeiro porque há uma figura lá que eu admiro, o governador Tarcísio Gomes de Freitas. Tenho esperança de, junto com ele, poder ajudar a resolver problemas graves que afetam o Brasil.

Onda Digital: Você já é um nome conhecido na política, tem anos de experiência, quase um cacique político. Já tem alguma estratégia pensando nas eleições do ano que vem?

Arthur Neto: Eu sempre disputei grandes eleições e estou refletindo sobre os próximos passos. Mas quero deixar claro: eu nasci político, tenho isso dentro de mim. Não existe remédio para isso. O que eu quero é dar voz ao Amazonas. Quando eu estava no Parlamento, nunca deixei nada que prejudicasse a Zona Franca passar. Se alguém tentava, eu barrava a pauta inteira. Uma vez até me perguntaram: “Você quer parar o Brasil?”. E eu respondi: “Quero sim, se vocês insistirem em prejudicar a Zona Franca”. Eu segurava todos os projetos nas comissões, pedia vistas e só liberava quando retiravam aquilo que afetava o Amazonas.

Isso mostra que é possível negociar, dialogar. Eu nunca considerei adversário como inimigo. Sempre gostei de conversar, entender o que pensavam. Da mesma forma, quando fui líder de governo, meus adversários precisavam entender meu caminho, porque sabiam que eu estava preparado para enfrentar.

Onda Digital: A última pergunta é sobre a filiação ao Republicanos. Só você se filiou ou sua esposa também? E ela tem alguma pretensão de entrar para a política?

Arthur Neto: Nenhuma. Ela não tem nenhuma pretensão. Ela quer só me acompanhar, estar comigo ao meu lado. E a nossa entrada foi muito bonita. Temos até uma foto que mostra o corredor principal da Câmara tomado por pessoas que estavam conosco. Foi emocionante.

📺 Assista ao vídeo: