
No 6º mandato no AM, o deputado Adjuto Afonso é autor das concessões que reconheceram municípios como Capitais do Abacaxi, da Laranja e do Cumaru
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) está em seu 6º mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), atuando como 1° vice-presidente na Casa Legislativa para o para o biênio 2025-2026. Durante seus mandatos, exerceu para atender as demandas coletivas da capital e do interior do Amazonas.
Reconhecimento
O deputado estadual trouxe avanços para o Estado, parte dos textos foram transformados em Lei estadual e contemplam diversas categorias e áreas, abrangendo públicos como: Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), crianças e adolescentes e entre outros. O levantamento foi realizado pela Rede Onda Digital com base no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam.
Projetos de Lei
Apesar de trazer projetos relevantes para o Amazonas. O deputado estadual, chegou a ingressar na Casa Legislativa, algumas propostas que chegaram ser transformadas em Lei no Estado. Para a consulta, a Rede Onda Digital levou em consideração somente os projetos de lei como primeiro autor.
2007: 9 / 2008: 4 / 2009: 2 / 2010: 1 /2011: 7 /2012: 2 /2013: 5 /2014: 4 /2015: 8 /2016: 6 /2017: 6/ 2018: 7 /2019: 25 /2020: 7 /2021: 11 / 2022: 1.
Parte dessas iniciativas surgiram no decorrer do mandato, e muitas se destacam pelos títulos concedidos as cidade do interior e suas respectivas cadeias de produção. Outras também se resumem em celebrar dia e semana de profissões ou temas diversos.
Comissões
Conforme o SAPL da Aleam, Adjuto Afonso atua em oito (8) Comissões. Ele preside a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM), a Frente Parlamentar Estadual de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo e Associativismo Amazonense (Frencoopas-AM).
As demais como vice-presidente, titular e suplente.
Saiba mais:
Biografia
Natural de Pauini, na Calha do Rio Purus, Adjuto Rodrigues Afonso mudou-se para Manaus com o objetivo de estudar e começou a trabalhar como office boy aos 14 anos, em uma agência bancária, lugar em que se destacou e foi ocupando cargos de chefia, chegando a ser gerente geral de importantes agências bancárias no estado do Amazonas, após passar em concurso da instituição.
É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), casado, pai de 2 filhos e avô de 2 netos.
