As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
De “Dia do Despachante de Veículos” a “Patrimônio Cultural” à Ponte Phelippe Daou: PLs que marcam mandato de Wanderley Monteiro

De “Dia do Despachante de Veículos” a “Patrimônio Cultural” à Ponte Phelippe Daou: PLs que marcam mandato de Wanderley Monteiro

Durante seu mandato, o deputado estadual apresentou 65 Projetos de Lei (PL) de própria autoria; Os textos como co-autor, requerimentos ou subscritos não foram considerados no levantamento

Wanderley Monteiro, deputado estadual pelo Avante na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), consagrou-se nas urnas no ano de 2020, obtendo 5.106 votos, lhe garantindo a cadeira de vereador na Câmara Municipal de Manaus, onde atuou no ano de 2021 e 2022. Em 2022, concorreu ao cargo de deputado estadual, obtendo êxito na eleição com 17.787 votos.

O parlamentar defende a bandeira do esporte, sendo praticante nas modalidades de jiu-jítsu e capoeira. Na Casa Legislativa, o deputado estadual apresenta projetos voltados para o esporte, que retirarem os jovens das ruas, além de garantir acesso à saúde por meio das atividades físicas.

Reconhecimento parlamentar 

No primeiro mandato como deputado estadual, no ano de 2023, Wanderley conseguiu apresentar dez (10) Projetos de Lei que foram sancionados pelo governador Wilson Lima (União Brasil). Estes são:

1 – Direitos para Pessoas com Sequelas Graves de Queimaduras: projeto que busca assegurar direitos específicos para aqueles que enfrentam as sequelas de queimaduras graves.

2 – Captação e Armazenamento de Águas da Chuva: estabelece a obrigatoriedade da inclusão de sistemas de captação, armazenamento e utilização de águas da chuva em projetos arquitetônicos de novas edificações ou reformas de prédios públicos no Estado.

3 – Dia do Portador da Síndrome de Tourette: institui o dia 07 de junho como o “Dia do Portador da Síndrome de Tourette”.

4 – Dia Estadual do Catador(a) de Materiais Recicláveis: reconhecimento e valorização dos catadores de materiais recicláveis.

5 – Dia Estadual da Economia Solidária: institui uma data de celebração para a economia solidária no Estado.

6 – Semana Estadual do Sistema Braille nas Escolas Públicas: busca promover a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual nas escolas públicas do Amazonas.

7 – Semana Estadual do Atleta Paralímpico: reconhecimento e apoio aos atletas paraolímpicos do Estado.

8 – Dia Estadual da Audiodescrição e do Audiodescritor (a): celebração e promoção da audiodescrição como ferramenta de inclusão.

9 – Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico: iniciativa voltada para a conscientização sobre os riscos do consumo de cigarro eletrônico.

10 – Dia Estadual do Exame do Teste do Pezinho: estabelece o dia 6 de junho como o “Dia Estadual do Exame do Teste do Pezinho”.

Projetos de Lei

De acordo com o levantamento da Rede Onda Digital, no ano de 2023, Monteiro ingressou na Aleam trinta (30) PLs, no ano de 2024, o número reduziu para dezenove (19), e neste ano, 2025, caiu para dezesseis (16) PLs, com base no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam.

 

Porém, mesmo com algumas propostas se tornando leis a âmbito Estadual, Wanderley também coleciona Projetos de Lei (PL) que não tornaram a relevância necessária para a população, como por exemplo, o Dia do Cientista, Declarar como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas a Arena da Amazônia, Declarar como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado a Ponte Jornalista Phelippe Daou, Dia Estadual do Despachante de Veículos e entre outras datas comemorativas.

No ano de 2025, as datas comemorativas tornaram-se celebrações de aniversários das cidades do interior do Estado, em sua maioria.

Comissões na Aleam

Conforme o SAPL da Aleam, Wanderley Monteiro atua em oito (8) Comissões, no período de 01/02/2023 a 31/01/2027.

Presidente: Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação.

O qual, destacou o avanço do sinal 5G no interior do Amazonas, proporcionando um salto tecnológico e maior conectividade para as comunidades remotas.

“Esse avanço na comunicação é de extrema importância, pois leva serviços básicos essenciais para as pessoas que vivem nessas áreas remotas do nosso Amazonas. O acesso ao 5G abre portas para melhores oportunidades educacionais, de saúde, negócios e conectividade geral”, disse Wanderley Monteiro.

As demais Comissões, o parlamentar atua como vice-presidente, titular e suplente e membro.


Saiba mais: 

Amauri Gomes articula com Alfredo Nascimento propostas para causa animal visando 2026

Secretário da UGPE Marcellus Campêlo não descarta uma possível candidatura em 2026


CPI do Asfalto

Por exercer um mandato “às escondidas”, o parlamentar não aparecia ao Plenário para apresentar propostas ou comentar sobre agendas externas para os colegas. Porém, um simples ato de assinar um requerimento que solicita uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do Asfalto na cidade de Manaus, fez com que o deputado se pronunciasse.

Em reunião os líderes nacional, estadual e municipal do partido Avante tiveram a decisão unânime em expulsar o deputado estadual Wanderley Monteiro, eleito pelo partido nas eleições de 2022. O motivo seria por quebra de fidelidade partidária. A representação contra ele era do prefeito de Manaus, David Almeida, presidente estadual do Avante. Para Almeida, o parlamentar violou ao menos nove artigos do estatuto da sigla.

O deputado Wanderley Monteiro (Avante), na manhã do dia 12/8, usou o Plenário, demonstrando estar tranquilo diante do processo e que no pleito do próximo ano a resposta estará nas urnas.

“Me sinto firme e forte no meu posicionamento. Minha consciência tá limpa, meu coração tranquilo, e se Deus quiser, Deus vai mostrar em 2026 a maior resposta”, finalizou ele.

Antes do fim do prazo para a possível expulsão de Wanderley do partido, no dia 13/8, o parlamentar resolver retirar a assinatura com base em um orientação que recebeu do diretório estadual do Avante. A confirmação foi feita pela assessoria de comunicação do deputado estadual para a Rede Onda Digital.

“Considerando que descumprir tal orientação poderia configurar afronta ao Estatuto do Partido e ensejar a abertura de procedimento interno para apurar possível infidelidade partidária, o deputado Wanderley Monteiro protocolou, em 13 de agosto de 2025, o pedido formal de retirada de sua assinatura do requerimento”, pontuou a comunicação para a Rede Onda Digital.

Biografia

Wanderley Caldeira Monteiro nasceu em 14 de outubro de 1992, na cidade de Manaus, criado no bairro do Zumbi, localizado na zona Leste da capital amazonense, onde reside até hoje. Formou-se em Administração pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2015), Técnico em Segurança do Trabalho e filiado ao partido Avante.