A apresentadora Xuxa Meneghel, que completa 62 anos nesta quinta-feira (27/03), revelou que foi diagnosticada com alopecia, condição que causa a queda progressiva dos cabelos. Durante uma entrevista ao programa Mais Você, de Ana Maria Braga, a artista compartilhou sua experiência com a doença e a decisão de se submeter a um transplante capilar.
Descoberta da Doença
Xuxa contou que sempre teve cabelos finos e ralos, mas só percebeu que algo estava errado quando notou falhas mais evidentes no couro cabeludo. Ao buscar atendimento médico, recebeu o diagnóstico de alopecia androgenética, um tipo de calvície hereditária.
“Eu sempre tive pouco cabelo e fininho, mas quando vi que estava ficando careca mesmo, pensei: ‘Só se eu raspar tudo, e as pessoas deixarem eu ficar carequinha’. Para mim, não seria um problema”, relatou a apresentadora.
Para tratar a condição, Xuxa optou por um transplante capilar, cirurgia que redistribui os folículos capilares para áreas afetadas pela queda, estimulando o crescimento de novos fios. O procedimento já foi feito e agora a apresentadora aguarda pelos resultados.
O que é a alopecia?
A alopecia androgenética é uma condição genética que afeta tanto homens quanto mulheres e pode começar ainda na adolescência. Um dos fatores que contribuem para a perda de cabelo é a conversão do hormônio testosterona em DHT, substância que enfraquece os fios.
Leia mais
BBB 25: Vai rolar namoro? Aline fala sobre relacionamento com Diogo fora do jogo
Em entrevista na TV, Zelensky comenta que Putin “morrerá em breve”
Inicialmente, a condição pode passar despercebida, mas, com o tempo, pode evoluir para uma perda significativa de cabelo, como ocorreu com Xuxa.
Principais sinais de alopecia
Especialistas recomendam que, ao perceber os primeiros sintomas, a pessoa procure um dermatologista para iniciar o tratamento o quanto antes. Entre os sinais da doença, estão:
- Afinamento dos fios;
- Afastamento da linha média do cabelo (principalmente nas mulheres);
- Queda acentuada dos fios;
- Deixar rastros de cabelo em cadeiras, travesseiros e roupas;
- Couro cabeludo mais visível.
Por ser progressiva, a alopecia requer tratamento precoce para evitar a perda total dos fios.