
SSP-DF monta esquema especial de segurança para julgamento de Bolsonaro e desfile de 7 de Setembro
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou neste domingo (31/8) que um esquema especial está sendo preparado para duas grandes operações em Brasília: o julgamento dos réus do núcleo 1 da trama golpista de 2022, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o desfile cívico-militar de 7 de Setembro.
Na Praça dos Três Poderes, a operação será integrada entre a Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) e a SSP-DF. Serão utilizados drones com imagem térmica, capazes de realizar varreduras diurnas e noturnas, além de vigilância contínua do perímetro. O policiamento ostensivo também será reforçado, com possibilidade de abordagens e revistas de mochilas em situações suspeitas. A medida segue determinação do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área.
Segundo o Governo do Distrito Federal, até o momento não há indícios de manifestações ligadas ao julgamento de Bolsonaro e aliados.
A partir desta segunda-feira (1º), será instalada na sede da SSP-DF a Célula Presencial Integrada de Inteligência, que reunirá órgãos de segurança locais e nacionais. O objetivo é ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e fortalecer ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas. O julgamento no STF terá início na terça-feira (2).
Saiba mais:
Ataque hacker desvia milhões via Pix em sistema da Sinqia; HSBC nega prejuízo a clientes
Lula diz que não assistirá a julgamento de Bolsonaro: “Tenho coisa melhor pra fazer”
Desfile de 7 de Setembro
O desfile cívico-militar, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terá esquema especial de segurança e interdições na Esplanada dos Ministérios. A partir das 17h de sexta-feira (6), o trecho próximo à Catedral será bloqueado. Às 23h, a interdição se estenderá a partir da alça leste, logo após a Rodoviária do Plano Piloto.
No dia do evento, o acesso do público será liberado às 6h, com pontos de revista instalados. Estarão proibidos armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas grandes, barracas e drones não autorizados.
O policiamento será reforçado por meio do Comando Móvel da Polícia Militar, que estará presente na Esplanada durante toda a programação.
*Com informações de Agência Brasil.
