Ataque hacker desvia milhões via Pix em sistema da Sinqia; HSBC nega prejuízo a clientes

A empresa de infraestrutura bancária Sinqia sofreu um ataque hacker na noite de sexta-feira (29/8) em um dos ambientes onde opera transações via Pix. A companhia confirmou a invasão e informou que um número limitado de instituições financeiras que utilizam seus serviços foi atingido.
De acordo com o site Neofeed, que divulgou a informação em primeira mão, os criminosos teriam desviado cerca de R$ 400 milhões de contas do HSBC para laranjas.
Outra fintech, a Artta, também confirmou ter sido afetada. O Banco Central (BC) foi procurado, mas ainda não se manifestou.
Segundo a Sinqia, o ataque mirava valores ainda maiores, mas mais de 80% do montante foi bloqueado e deverá ser devolvido.
Saiba mais:
Militar ‘Mourão” detido após ameaça de bomba contra Alexandre de Moraes
STF começa a julgar Bolsonaro e aliados na terça (2); veja como funciona
HSBC nega prejuízo a clientes
Em nota oficial, o HSBC afirmou que nenhum cliente ou fundo foi prejudicado pela ação criminosa. O banco destacou que as transações suspeitas ocorreram apenas no sistema de um provedor e que medidas foram adotadas imediatamente para bloqueá-las.
“Na última sexta-feira, 29 de agosto, o HSBC identificou transações financeiras via Pix em uma conta de um provedor do banco. Nenhuma conta de clientes ou fundos foi impactada pela operação, por terem ocorrido exclusivamente no sistema desse provedor. O banco esclarece ainda que medidas foram tomadas para bloquear essas transações no ambiente do provedor. O HSBC reafirma o compromisso com a segurança de dados e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.”
O caso está sob investigação e deve contar com a atuação conjunta das autoridades financeiras e de segurança cibernética.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
