As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

MP requer indenização contra mulher que abandonou rapaz no Pico Paraná

Ministério Público do PR considerou que Thayane Smith apresentou "interesse apenas no próprio bem-estar" ao abandonar Roberto Farias
15/01/26 às 14:19h
MP requer indenização contra mulher que abandonou rapaz no Pico Paraná

Roberto e Thayane em reencontro promovido pelo Fantástico (Foto: Reprodução/Fantástico)

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) reconheceu que a amazonense Thayane Smith, 19 anos, cometeu omissão de socorro ao deixar Roberto Faria Tomaz, 19, para trás no Pico Paraná, durante uma caminhada em trilha. O rapaz foi considerado desaparecido por cinco dias até ser encontrado.

O órgão pediu que a mulher pagasse R$ 4.863, o equivalente a três salários mínimos, por danos materiais e morais causados a Roberto. A representação do Ministério Público também sugere que Thayane preste serviços comunitários por três meses junto ao Corpo de Bombeiros de Campina Grande do Sul, que fez as buscas por Roberto.

Além disso, o MP também prevê que ela indenize o Corpo de Bombeiros pelos dias de busca pelo rapaz. O valor estipulado pelo Ministério Público foi de R$ 8.105, por cinco dias de trabalhos na região do pico.

O pedido agora será analisado pela Justiça, que vai decidir se aplica ou não a pena à jovem. A Polícia Civil já decidiu arquivar o inquérito do caso por entender que não havia crime cometido pela mulher.


Leia mais:

Fantástico mostra reencontro entre jovem resgatado no Pico Paraná e amazonense que participava da trilha

Polícia divulga resultado de investigação sobre jovem que se perdeu no Pico Paraná


A decisão do Ministério Público entendeu que Thayane apresentou “interesse apenas em seu próprio bem-estar físico” ao abandonar o amigo. O órgão tomou como base análise de depoimentos e disse que a situação de vulnerabilidade de Roberto era perceptível no momento em que ele foi deixado para trás.

Até o momento de publicação desta matéria, a defesa de Thayane não tinha se pronunciado sobre a decisão.

Roberto foi considerado desaparecido em 1º de janeiro, após Thayane seguir outros montanhistas na descida do pico e deixá-lo para trás. Após uma manhã sem contato, as buscas começaram.

O rapaz foi encontrado vivo e consciente no dia 5 de janeiro na região de Cacatu. Ele chegou a uma fazenda, onde os militares foram acionados após cinco dias desaparecido. Ele caminhou mais de 20 quilômetros sozinho pela mata até encontrar um local seguro.

*Com informações de UOL