O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abre nesta terça-feira (22/4) as inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), iniciativa que visa apoiar cursinhos gratuitos voltados à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.
Serão selecionadas 130 propostas de cursinhos populares que atendam, prioritariamente, estudantes em situação de vulnerabilidade social. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de maio por meio do portal Prosas. O edital completo está disponível no site da Fiocruz.
Terão preferência projetos que não recebam apoio financeiro, direto ou indireto. A lista com todas as propostas inscritas será divulgada no dia 7 de maio, no site do MEC.
O objetivo da CPOP é garantir suporte técnico e financeiro a cursinhos voltados a alunos da rede pública, em especial os negros, indígenas e pessoas com deficiência, promovendo acesso mais justo ao ensino superior.
Leia mais
Associações se manifestam contra o aumento da passagem de ônibus em Manaus
Glauber Braga passa por reintrodução alimentar após greve de fome contra cassação na Câmara
As propostas devem seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e abordar o conteúdo programático do Enem, com uma carga horária mínima de 20 horas semanais. Também é exigida a inclusão de atividades complementares nas áreas de saúde, cidadania, combate ao racismo e ao capacitismo.
O investimento inicial será de R$ 24,8 milhões para o ciclo 2024-2025, com expectativa de beneficiar até 5.200 estudantes em todo o país. Até 2027, o programa deve alcançar R$ 99 milhões em recursos, apoiando cerca de 324 cursinhos populares.
Entre os objetivos da CPOP estão o fortalecimento de iniciativas comunitárias, o incentivo à retomada do interesse dos jovens pelo Enem — que voltou a crescer em 2023 — e o aumento do acesso de grupos historicamente marginalizados às universidades públicas.
*Com informações da Agência Brasil.