O luxuoso helicóptero de Neymar Jr., avaliado em cerca de R$ 50 milhões, está impedido de voar desde o início de abril. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) da aeronave após o vencimento do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), no dia 4 deste mês.
Emissão do CVA
Conforme determinações da Anac, a emissão do CVA é obrigatória a cada três anos e substitui procedimentos como a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA). No ano passado, a validade do certificado já havia expirado, mas Neymar conseguiu estender o prazo ao apresentar a documentação necessária. Desta vez, no entanto, a renovação não foi concluída a tempo.
A regularização
A regularização do certificado deve ser feita por mecânicos habilitados pela Anac ou por organizações de manutenção certificadas, de acordo com o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC). Todo o processo de envio é realizado digitalmente por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), seguindo um formulário específico.
O helicóptero vinha sendo utilizado por Neymar para deslocamentos rápidos, como sua chegada ao primeiro treino no Santos, em fevereiro deste ano, e viagens entre sua mansão em Mangaratiba (RJ) e a Baixada Santista. Cada trajeto de ida e volta tem um custo estimado de R$ 7 mil.
Imagem: Divulgação
Atualmente, o jogador mora em Santos, no Morro Santa Terezinha, em um condomínio de luxo com a namorada que está grávida e a filha.
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O luxuoso helicóptero de Neymar Jr., avaliado em cerca de R$ 50 milhões, está impedido de voar desde o início de abril. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) da aeronave após o vencimento do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), no dia 4 deste mês.
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Conforme determinações da Anac, a emissão do CVA é obrigatória a cada três anos e substitui procedimentos como a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA). No ano passado, a validade do certificado já havia expirado, mas Neymar conseguiu estender o prazo ao apresentar a documentação necessária. Desta vez, no entanto, a renovação não foi concluída a tempo.
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A regularização do certificado deve ser feita por mecânicos habilitados pela Anac ou por organizações de manutenção certificadas, de acordo com o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC). Todo o processo de envio é realizado digitalmente por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), seguindo um formulário específico.
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