
Fábrica de dinamites explode e deixa 9 mortos em Curitiba

Uma potente explosão atingiu, na manhã desta terça-feira (12/8), uma unidade da Enaex Brasil, fábrica de materiais explosivos localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. A tragédia deixou 9 mortos; seis homens e três mulheres, além de outras sete pessoas feridas, segundo confirmação oficial da empresa às 18h25.
O acidente ocorreu por volta das 5h50, em um espaço de cerca de 25 m² destinado à preparação de cargas para transporte. A força da detonação provocou uma onda de choque que derrubou a estrutura, abriu uma cratera e causou danos em residências, comércios e empresas de municípios vizinhos.
Moradores de cidades como Curitiba, Piraquara, Pinhais, Colombo e Campina Grande do Sul relataram ter sentido o impacto. Um vídeo registrado por uma câmera de segurança de uma residência o som da intensa explosão.
Fábrica de dinamites explode e deixa 9 mortos em Curitiba pic.twitter.com/goawjwgeJq
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) August 12, 2025
As vítimas fatais foram identificadas como; Camila de Almeida Pinheiro, Cleberson Arruda Correa, Eduardo Silveira de Paula, Francieli Gonçalves de Oliveira, Jessica Aparecida Alves Pires, Marcio Nascimento de Andrade, Pablo Correa dos Santos, Roberto dos Santos Kuhnen e Simeão Pires Machado.
Por medida de segurança, as buscas pelos corpos só começaram no início da tarde, após equipes especializadas garantirem que não havia risco de novas explosões. O Corpo de Bombeiros informou que três pessoas que estavam fora da área principal sofreram ferimentos leves. Pequenos focos de incêndio também foram controlados.
Leia mais
Vídeo: turista tenta tirar selfie com elefante e acaba pisoteado em reserva natural
Médico surta, fica “peladão” em consultório e assedia funcionárias e pacientes
A Enaex, que opera 24 horas por dia e possui cerca de 1.300 funcionários e terceirizados, afirmou que a explosão ocorreu em uma das plantas de acessórios de iniciação. Em nota, a empresa lamentou a tragédia, e afirmou que presta apoio psicológico às famílias e reforçou que mantém protocolos de segurança acima das exigências regulatórias.
O diretor industrial Daniel Oliveira, visivelmente abalado, declarou que a prioridade no momento é oferecer todo suporte às vítimas e às famílias. “Estamos consternados. É uma perda irreparável para todos nós”, afirmou.

A prefeitura de Quatro Barras informou que a empresa atua há mais de 50 anos na cidade e possui todas as licenças necessárias para funcionamento. Equipes da Defesa Civil estão realizando levantamento de danos na região.
O governador Ratinho Junior (PSD) determinou o acompanhamento direto do caso pelo secretário de Segurança Pública e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros. O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) coordena as buscas e investigações, que já estão em andamento para identificar as causas da explosão.
*Com informações do G1.