O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve a sonda nasogástrica retirada nesta terça-feira (29/4) pela equipe médica do Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento, utilizado para aliviar a pressão estomacal e drenar secreções enquanto o sistema digestivo permanece inativo, foi registrado em vídeo publicado nas redes sociais pelo próprio Bolsonaro, com o aviso: “Cenas fortes, assista”.
Ver essa foto no Instagram
Internado desde meados de abril, Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas para tratar uma obstrução intestinal. Segundo ele, a intervenção ainda é decorrente da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018, atribuída a Adélio Bispo.
De acordo com o boletim médico divulgado nesta terça-feira, o estado clínico do ex-presidente é considerado estável. Apesar disso, ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda não há previsão de alta.
Leia mais
Plínio Valério crítica postura de David Almeida: “Manaus não é David, David não é Manaus”
A equipe médica informou que Bolsonaro está sem dor, sem febre e com a pressão arterial controlada. Os exames laboratoriais também indicam melhora das funções hepáticas.
“Apesar da gastroparesia — condição que retarda o esvaziamento gástrico —, ele aceitou bem a oferta de água, chá e gelatina. Apresenta sinais de atividade intestinal espontânea e segue recebendo suporte nutricional por via endovenosa”, afirma o boletim.
O ex-presidente continua realizando fisioterapia motora e sendo submetido a medidas preventivas contra trombose venosa. As visitas seguem restritas. Bolsonaro passou a ingerir líquidos por via oral na segunda-feira (28/4), incluindo água, chá e gelatina, como parte do processo de recuperação pós-cirúrgica.