Brasil deixa custódia da embaixada da Argentina na Venezuela

Marco BV-8, na fronteira de Brasil e Venezuela, teve o fluxo migratório reduzido na manhã deste sábado após ataques dos EUA a Venezuela
O governo federal brasileiro comunicou à Argentina a decisão de deixar a custódia da embaixada do país na Venezuela. A gestão da presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, também foi informada.
A pedido do presidente argentino, Javier Milei, o Brasil assumiu a representação diplomática da Argentina na Venezuela em agosto de 2024, depois que o então presidente venezuelano Nicolás Maduro expulsou os diplomatas argentinos do país.
Na ocasião, o Itamaraty informou que passaria a representar os interesses de cidadãos argentinos em território venezuelano por meio da Embaixada do Brasil em Caracas.
Saiba mais:
Carro pega fogo na avenida Jacira Reis na tarde deste sábado (10)
Michelle faz alerta por saúde de Bolsonaro: “riscos reais de morte”
Em nota conjunta divulgada em agosto de 2024, os governos da Venezuela e do Brasil afirmaram: “O Governo da República Bolivariana da Venezuela e o Governo da República Federativa do Brasil informam que chegaram a acordo para que a custódia dos locais das Missões Diplomáticas da República Argentina e da República do Peru, incluindo seus bens e arquivos, bem como a representação de seus interesses e de seus nacionais em território venezuelano, sejam representadas, a partir de 5 de agosto de 2024, pela Embaixada da República Federativa do Brasil em Caracas”.
*Com informações de G1 Política.






