As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Novo apagão em São Paulo afeta 190 mil casas; é o segundo em 10 dias

A Enel, responsável pela distribuição de energia na Grande São Paulo, informou que o problema começou após uma falha na rede da Isa Energia Brasil
23/10/25 às 21:28h
Novo apagão em São Paulo afeta 190 mil casas; é o segundo em 10 dias

(Foto: reprodução)

Um apagão atingiu parte de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC Paulista, na noite desta quinta-feira (23/10). Moradores contaram que, por volta das 19h45, a energia caiu de repente em várias regiões, afetando semáforos, comércios e prédios residenciais.

A Enel, responsável pela distribuição de energia na Grande São Paulo, informou que o problema começou após uma falha na rede da Isa Energia Brasil, empresa que faz a transmissão de eletricidade na região.

De acordo com a concessionária, cerca de 190 mil imóveis ficaram sem energia elétrica às 19h43, o que representa cerca de 40% dos clientes de São Bernardo. Por volta das 21h30, esse número já havia caído para pouco mais de 70 mil unidades.

A concessionária afirmou que fez manobras remotas na rede para restabelecer o serviço mais rápido. Já a Isa Energia Brasil disse que houve o desligamento de um equipamento em uma subestação de Santo André, o que afetou o fornecimento de energia para as duas cidades.


Leia mais

Nova música de Marília Mendonça é lançada quatro anos após sua morte

Cartões de Inscrição do Enem 2025 estão disponíveis para consulta; saiba como ver o seu


Segundo a empresa, o fornecimento começou a ser restabelecido logo após a falha e foi normalizado às 21h19. Técnicos seguem apurando o motivo do problema.

Entre as áreas afetadas em São Bernardo estão Vila Euclides, Vila Suzi, Estrada dos Alvarengas e Rua Helena Aparecida Secol. Moradores também relataram falta de luz em bairros da região central e perto da Avenida Lucas Nogueira Garcez.

Até as 20h30, a Enel ainda não tinha informado quando o fornecimento seria totalmente normalizado. As prefeituras de São Bernardo e Diadema não se manifestaram sobre o caso até o fechamento desta matéria.

*Com informações do G1.