A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso da tirzepatida das marcas Synedica e TG, popularmente conhecidas nas redes sociais como “canetas do Paraguai”. A medida também determina a apreensão dos produtos e inclui, ainda, a proibição da retatrutida de todas as marcas.
De acordo com a Anvisa, os medicamentos vinham sendo anunciados e vendidos por meio de perfis nas redes sociais, apesar de não possuírem registro no órgão regulador, o que impede qualquer tipo de comercialização no país.
A medida, publicada nesta quarta-feira (21/1) no Diário da União, estabelece a proibição total de qualquer atividade relacionada aos produtos, valendo para pessoas físicas ou jurídicas que fabriquem, vendam, divulguem ou utilizem esses medicamentos.
Leia mais:
‘Canetas Emagrecedoras’ podem cortar efeito de contraceptivos orais, afirma ginecologista
Anvisa emite alerta para os perigos do uso de canetas emagrecedoras falsas
Além da tirzepatida, a decisão também aborda a retatrutida, uma substância classificada como um novo tipo de GLP, semelhante ao de outras canetas já conhecidas, mas que gera expectativa de uma perda de peso ainda maior.
No entanto, segundo a agência, a retatrutida ainda se encontra em fase de testes e não possui autorização para uso ou distribuição no mercado.