Anvisa barra venda de tirzepatida das marcas Synedica, TG e da retatrutida

(Foto: Polícia Civil de Goiás/Reprodução)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir a fabricação, importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso da tirzepatida das marcas Synedica e TG, popularmente conhecidas nas redes sociais como “canetas do Paraguai”. A medida também determina a apreensão dos produtos e inclui, ainda, a proibição da retatrutida de todas as marcas.
De acordo com a Anvisa, os medicamentos vinham sendo anunciados e vendidos por meio de perfis nas redes sociais, apesar de não possuírem registro no órgão regulador, o que impede qualquer tipo de comercialização no país.
A medida, publicada nesta quarta-feira (21/1) no Diário da União, estabelece a proibição total de qualquer atividade relacionada aos produtos, valendo para pessoas físicas ou jurídicas que fabriquem, vendam, divulguem ou utilizem esses medicamentos.
Leia mais:
‘Canetas Emagrecedoras’ podem cortar efeito de contraceptivos orais, afirma ginecologista
Anvisa emite alerta para os perigos do uso de canetas emagrecedoras falsas
Além da tirzepatida, a decisão também aborda a retatrutida, uma substância classificada como um novo tipo de GLP, semelhante ao de outras canetas já conhecidas, mas que gera expectativa de uma perda de peso ainda maior.
No entanto, segundo a agência, a retatrutida ainda se encontra em fase de testes e não possui autorização para uso ou distribuição no mercado.
Leia mais em Brasil

STF define ministro André Mendonça como novo relator do caso Banco Master

Tornado destrói oficina durante tempestade em Pelotas

URGENTE: Toffoli deixa relatoria da investigação do Banco Master

Relatório sobre Banco Master leva Fachin a convocar reunião no Supremo

Agências internacionais alertam para riscos de manter Wi-Fi ligado fora de casa
