As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Agências internacionais alertam para riscos de manter Wi-Fi ligado fora de casa

O principal risco está nas redes públicas, que geralmente não possuem os mesmos níveis de criptografia e proteção de uma conexão privada
12/02/26 às 14:37h
Agências internacionais alertam para riscos de manter Wi-Fi ligado fora de casa

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Especialistas em cibersegurança recomendam desligar o Wi-Fi do celular ao sair de casa para reduzir o risco de ataques virtuais. Alertas recentes emitidos por órgãos como a agência francesa CERT-FR (Equipe de Resposta a Emergências Informáticas) e a norte-americana CISA (Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura) apontam que a prática de manter a conexão ativa pode deixar o aparelho vulnerável as invasões e roubo de dados.

O principal risco está nas redes públicas de Wi-Fi, que geralmente não possuem os mesmos níveis de criptografia e proteção de uma rede privada. Criminosos podem explorar essas conexões para aplicar golpes, instalar malwares e interceptar senhas e informações sensíveis.

Mesmo sem se conectar a uma rede aberta, o celular com o Wi-Fi ativado continua buscando pontos de acesso disponíveis, compartilhando dados técnicos, como modelo do aparelho e localização aproximada, que podem ser interceptados. Entre as ameaças está o chamado ataque “Adversary in the Middle” (AITM), em que o invasor se posiciona entre o dispositivo e a rede para capturar informações.


Leia mais

WhatsApp ganha nova ferramenta que vai facilitar a vida dos usuários; saiba qual

Primeiro projeto de 2026 no Senado propõe cerco ao discurso de ódio contra mulheres na internet


A orientação é simples: desativar o Wi-Fi quando estiver fora de ambientes confiáveis e reativá-lo apenas ao chegar a uma rede segura. Caso seja necessário usar Wi-Fi público, especialistas recomendam o uso de VPN (Rede Privada Virtual), que criptografa a conexão.

Outro ponto de atenção são estações públicas de carregamento USB, que também podem ser adulteradas para capturar dados. A recomendação é priorizar carregadores próprios ou portáteis e manter o aparelho protegido com softwares de segurança atualizados.

Com informação da CNN Brasil.