O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e vai muito além do que apenas uma data para dar felicitações às mulheres. A data representa a busca pela independência, resistência, liderança, dedicação, oportunidades, condições e direitos iguais das mulheres no âmbito pessoal ao profissional.
Veja também:
Aplicativo auxilia mulheres no combate à violência doméstica
Expansão no mercado: Conheça mais sobre o flag football feminino do Manaus FA
O dia 08 de março é um convite para refletir o símbolo de força, poder, fé e magia que nós mulheres carregamos de geração em geração, e por mais duro que possa ser, continuamos de pé fazendo do mundo um lugar melhor para todos.
Nossas lutas, nossos trabalhos, nossos sonhos, nossos direitos e nossas oportunidades não se resumem apenas um dia, mas sim em todos outros 364 dias do ano, em que nossos papéis são fundamentais para a sociedade.
E por falar em trabalho, muitas mulheres vêm se destacando através de todo esforço, amor e persistência no compromisso diário de colaborar com a mudança do mundo e de muitas vidas. Seja na saúde, nos negócios, na numerologia, nas terapias, na fotografia, na arte, no esporte, seja em qualquer lugar, elas estão ali, dando gás para seguirmos em frente.
Em um mundo que vivemos tão caótico e duro, encontrar boas histórias aquece nossos corações e nos faz acreditar que é possível. E elas são!
E pensando nisso tudo, que o Fiscaliza News reuniu depoimentos de mulheres de diferentes áreas quem comentaram sobre seu trabalho e a motivação de seguirem construindo um lugar melhor.
Saúde, amor, recomeço e persistência: Jennifer Letícia
A fisioterapeuta Jennifer Letícia Nery, de 26 anos, amazonense, trabalha atuando na vida de pacientes que estão internadas em estado grave em hospital e na reabilitação de pessoas que buscam um recomeço saudável na vida.
“Vejo diariamente que a fisioterapia tem muita participação na vida das pessoas, sejam elas, as que estão internadas em hospital em estado grave, as que procuram a clínica para fazer um tratamento através de exercício físico bem prescrito e monitorizado e as que buscam afim de prevenir ou evitar progressão de doenças crônicas. Com isso, percebo que a fisioterapia é presença, é contato e é toque. E muitas vezes isso é tudo que as pessoas precisam”, disse.
Letícia afirma que ainda há muito espaços para as mulheres conquistarem na área da saúde. “Acredito que ainda podemos conquistar muito mais autonomia e reconhecimento profissional como um todo. Pois ser profissional de saúde por si só já é desafiador”.
A fisioterapeuta comenta com orgulho o trabalho que faz para ajudar o paciente a se recuperar, trabalhando na linha de frente no período de pandemia Leticia se reencontrou com o amor pela profissão e a grande missão de dá um pingo de luz à quem ela atende, afinal, cada pequeno esforço que fazemos pelo próximo, pode ser a diferença. “É clichê quando o Steve Jobs diz que a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz e eu acredito muito nisso. Não sabia que amava a Fisioterapia até atender meu primeiro paciente, depois disso fui cada vez mais surpreendida por ela”.
“Acompanhei meu primeiro paciente no seu primeiro dia na UTI, na pandemia, em estado totalmente crítico, com rotinas diárias de sofrimento e desafios. Até seu primeiro passo ainda no hospital, seu respirar sozinho, sua evolução que envolvia uma equipe incrível e uma força de vontade única. Até chegar a alta para casa e logo depois ao meu consultório, onde evoluímos juntos a cada sessão, onde vimos músculos tomarem forma, pulmão forte, coração saudável, ouvimos músicas, conversamos, choramos, teve sorriso no rosto, brilho nos olhos, vida de qualidade e retorno ao trabalho.. E a vida sendo incrível novamente”, finaliza Leticia.
Numerologia, empreendedorismo e poder feminino: Nabila Monteiro
Nabila Monteiro, amazonense, empreendedora e numeróloga. Faz das terapias holísticas arte e oportunidade. Atualmente morando em São Paulo, atende pessoas do mundo inteiro, focando em ajudá-las a conhecer o propósito de vida e o caminho para ter sucesso, de uma forma simples, sutil, amorosa e consciente, através da Numerologia.
Tal como um espelho da verdade, a Numerologia é uma ferramenta de autoconhecimento que busca mostrar quem somos além dos medos, inseguras e crenças que nos foram repassadas e que nos limitam de viver uma vida próspera, plena e realizada.
“Os números que advém do seu nome e da sua data de nascimento contam a história de quem você veio para ser. Eles são a vibração da tua essência, da tua personalidade, da tua maior lição e do propósito do teu coração. Esse conhecimento te ajuda a encontrar insights significativos que possam efetivamente orientar seu caminho. Além de mostrar estratégias para viver uma vida íntegra, com equilíbrio e amor”, explica Nabi.
Esporte e mulheres: Jéssika Britto
Mulher no cenário esportivo tem se tornado cada vez comum, e ainda sim, continuamos na buscamos nosso lugar ao sol, afinal, entender de esporte também é papo de mulher. Seja, na quadra, em campo, no piscina, no mar, na pista ou em qualquer lugar, temos sempre uma presença feminina forte e destemida.
Jéssika Britto, atualmente gestora do Flag Football Feminino Manaus Futebol Americano (FA), nos contou que conheceu o esporte em 2012 ainda quando estava na faculdade.
A primeira visão de Britto foi o próprio treino do Manaus FA, a curiosidade surgiu com o interesse de querer aprender e jogar. “Tinham várias meninas reunidas na beira do campo conversando enquanto o time masculino treinava, fiquei curiosa e fui perguntar do que se tratava. Da li em diante foi amor a primeira vista, comecei a estudar mais sobre como era o futebol americano”.
Jéssika explica que a mulher encontra muitos desafios ao longo da jornada no esporte, como por exemplo, conseguir apoio financeiro, recrutar atletas pra modalidade, conseguir promover o flag para ter mais visibilidade, e mesmo sendo duro, Jhessika afirma que tem o compromisso de mostrar a força do flag no Amazonas através de mulheres atletas, poderosas, guerreiras e fortes.
“É desafiador, mas eu amo ser desafiada e mostrar que algo pode dar certo mesmo sem o apoio e a visibilidade necessária. O objetivo é de alcançar lugares mais altos do que já vivenciamos até então na modalidade“, finaliza Britto.
Como explica Classika Pinkola Estés, em “Mulheres que correm com os lobos”, dentro de cada mulher habita uma força poderosa, um turbilhão de bons instintos, de criatividade, de paixão e conhecimentos atemporais. E claro, de muita magia!
Feliz dia da mulher!