Por que as cobras são importantes para o equilíbrio da natureza? Descubra

(Foto: José Felipe Batista/Comunicação Butantan)
As serpentes, frequentemente temidas, são peças essenciais no equilíbrio dos ecossistemas. Elas atuam tanto como predadoras, controlando populações de roedores, aves e outros pequenos animais, quanto como presas, servindo de alimento para aves, répteis e mamíferos.
E qual seria o impacto da falta delas?
Sem as cobras, o impacto seria imediato: aumento de ratos e insetos e redução de alimento para diversas espécies de aves e mamíferos. Esse desequilíbrio afetaria toda a cadeia alimentar e, indiretamente, a saúde humana.

A principal ameaça às serpentes é a destruição de seus habitats naturais, provocada pela expansão urbana, agrícola e por grandes empreendimentos.
Especialistas lembram que a preservação das cobras é parte do conceito de Saúde Única, que reconhece a interdependência entre a saúde dos animais, dos ecossistemas e das pessoas.

Leia também:
Jacarés e cobras são encontrados vivos dentro de mochila de brasileiro na fronteira com o Paraguai
Americano leva mais de 200 picadas de cobras e contribui para criação de antídoto
Cobras na Amazônia
Segundo a Associação Comercial da Amazônia, em toda a região da floresta no país, existem 189 espécies de cobras registradas oficialmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até 2017.
*com informações do Instituto Butantan






