Um raio atingiu seis pessoas da mesma família durante um temporal em Maués, na quarta-feira (29/1). As vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital Raimunda Francisca Dineli da Silva com ferimentos.
Segundo testemunhas, o raio caiu próximo ao apartamento onde as vítimas estavam abrigadas, localizado no bairro Maresia, e atingiu o muro da residência.
A descarga causou sobrecarga na rede elétrica do imóvel, e algumas tomadas chegaram a explodir.
De acordo com o hospital, quatro adultos e duas crianças deram entrada na unidade de saúde por volta de 12h30.
Leia mais:
VÍDEO: Jogador de futebol morre ao ser atingido por raio durante partida, no Peru
Menina de 4 anos é 5ª vítima a morrer em caso de veneno no Piauí; padrasto segue preso
Veja imagem das crianças sendo levadas à unidade de saúde:
Entre os adultos atendidos, estavam Elizângela de Oliveira Barbosa, de 42 anos e Fredson da Silva, de 36 anos. Ambos apresentavam lesões de pele classificadas como queimaduras de grau 1 e 2.
Elizângela e Fredson chegaram em estado de choque, mas não foram identificados sinais clínicos de gravidade. Todos os pacientes estavam conscientes e respondendo a estímulos.
As vítimas permaneceram em observação por algumas horas e após a reavaliação médica, a família recebeu alta.
O que fazer em caso de raios e tempestade?
Especialistas orientam que, se a pessoa estiver em qualquer área aberta durante uma tempestade, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, deve sair imediatamente do local.
Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, a orientação é se abrigar imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis. Além disso, a recomendação é desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas; e não utilizar aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.
A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.
*Com informações de G1 e Agência Brasil