Incêndio em cemitério de Manaus foi causado por velas, aponta Semulp

(Foto: reprodução)
O Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado na Avenida do Turismo, bairro Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, registrou dois incêndios nos últimos dias. A informação é da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), as ocorrências foram causadas por velas acesas deixadas diretamente sobre sepulturas.
O primeiro incidente aconteceu na sexta-feira (25/7), na quadra 31, onde as chamas se espalharam rapidamente, atingindo parte da vegetação local. Já na manhã desta segunda-feira (28/7), um novo foco de incêndio surgiu na quadra 44, também associado ao uso de velas. Em ambas as situações, o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar os focos sem maiores prejuízos.
Velas causam incêndio em cemitério de Manaus pic.twitter.com/t7x5DjU0D3
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 28, 2025
A Semulsp destacou que o clima seco e as altas temperaturas registradas em Manaus têm aumentado consideravelmente o risco de incêndios em áreas com vegetação, como os cemitérios. Por isso, reforçou o alerta para que os visitantes evitem acender velas diretamente nos túmulos.
Leia mais
Tenente-coronel confessa autoria de documento com instruções para prender juízes do Supremo
Polêmica com Morango do Amor: perfil no Instagram afirma que insetos são usados no preparo do doce
A orientação da secretaria é clara: homenagens com velas devem ser feitas exclusivamente no espaço conhecido como “Cruzeiro”, local seguro e preparado para esse tipo de ritual. “Entendemos o valor das tradições, mas segurança deve vir em primeiro lugar. O uso imprudente de velas pode causar sérios danos e colocar outras sepulturas em risco”, alertou o órgão.
Como alternativa, a Semulsp sugere o uso de flores, naturais ou artificiais, especialmente neste período de estiagem, como forma de manter o respeito e a memória dos entes queridos sem comprometer a segurança do local.
