Valer lança programação “Thiago de Mello: 100 anos de vida e poesia”

Foto: Divulgação/Editora Valer.
O Grupo Valer celebra a vida e a obra de um dos poetas mais influentes da literatura latino-americana e um dos mais expressivos do Brasil, com um Festival de Poesia e uma série de eventos, ações educativas e culturais no ano de 2026. É o lançamento da programação “Thiago de Mello: 100 anos de vida e poesia”.
O anúncio foi feito nesta quinta (4/12), no Salão Verde da Valer Teatro, com a presença do Editor da Valer Isaac Maciel, da coordenadora editorial Neiza Teixeira e do curador da programação, o escritor Tenório Telles.
De acordo com Telles, o Festival de Poesia, que ocorrerá no início de 2026, entre os dias 26 a 30 de março, culminando com a celebração do Centenário do poeta Thiago de Mello (1926-2026), no dia 30 de março, quando o celebrado autor amazonense completaria 100 anos, “em muito contribuirá em termos de formação dos jovens e professores, por meio do estímulo à leitura e ao conhecimento da cultura literária da Amazônia”.
Telles declarou:
“Celebrar o centenário de Thiago de Mello é mais que um reconhecimento, é um tributo a um poeta que fez da sua vida e da sua arte um ato de devoção ao ser humano, à liberdade e à luta pela mudança. Sua poesia é um testemunho desse compromisso”.
Tenório explica que a realização de um Festival de Poesia tem um simbolismo expressivo em nosso tempo: sua realização é um gesto a favor da beleza, da reflexão e da humanidade. Ele disse:
“Promover o poético é uma forma de reação à indiferença e de promoção da sensibilidade, da leitura e do livro. A poesia é uma forma de compreensão e de educação do ser humano, o que atesta sua relevância. Manaus e os leitores terão uma festa com a participação de poetas da Amazônia e a celebração de suas obras”.
A programação terá ainda palestras, exposição, exibição de documentários, recital e oficinas temáticas em torno da obra de Thiago de Mello.
Leia mais:
Amazonas poderá ter dia da Poesia em homenagem à escritora Violeta Branca
Dia Nacional do Livro: iniciativas incentivam leitura e valorizam autores brasileiros
Sobre Thiago de Mello
Thiago de Mello nasceu em Barreirinha. Suas obras foram traduzidas para mais de trinta idiomas. A luta política, o lirismo, as relações de família, a preocupação com a natureza, a liberdade e os amores são facetas marcantes de sua obra.
Servindo no Chile, na embaixada do Brasil, e durante o exílio, a partir da segunda metade dos anos 1960, consagrou-se como um dos nomes mais conhecidos da literatura brasileira na América Latina, estreitando amizade com grandes escritores do seu tempo, de Pablo Neruda a Júlio Cortázar, de Jorge Luís Borges a Nicanor Parra, de Alejo Carpentier a Gabriel García Márquez, que o chamou de “guru grande”.
Em setembro de 2021, a 34.ª Bienal de São Paulo homenageou Thiago de Mello. O verso que inspirou a bienal, ‘Faz escuro, mas eu canto’, é parte do poema ‘Madrugada camponesa’.
O poeta foi membro da Academia Amazonense de Letras e recebeu o destaque de Personalidade Literária do Prêmio Jabuti, em 2018. O autor foi reconhecido pelo conjunto da obra, que é referência na literatura regional brasileira.






