A passagem de 17 navios pelo Amazonas durante a Temporada de Cruzeiros 2023/2024, gerou uma receita direta de R$ 4.053.662,00 na economia local. Ao todo, 23 mil turistas estrangeiros visitaram o estado no período, segundo dados do levantamento divulgado pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
“O resultado demonstra a consolidação do Amazonas na rota turística internacional dos cruzeiros com seus atrativos naturais, culturais e históricos, além de impactar em toda a cadeia econômica, gerando emprego e renda para todo o estado”, avaliou o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.
Os dados da Amazonastur mostraram que a movimentação de turistas no Amazonas totalizou 23.083 pessoas, sendo 15.093 passageiros e 7.990 tripulantes. Mais da metade dos visitantes (54,8%) são dos Estados Unidos, seguidos de 8,791% do Canadá, 4,36% da Alemanha, 3,07% do Reino Unido e 2,03% da Austrália.
Leia mais
Polícia Federal deflagra ação para apurar estupro coletivo em cruzeiro no Rio de Janeiro
Coreia do Norte faz teste de ogivas de mísseis de cruzeiro, diz KCNA
Ainda segundo o levantamento, o guia de turismo, a hospitalidade e os atrativos naturais foram os itens mais destacados pelos cruzeiristas que chegaram a Manaus. Os três registraram mais de 97% no índice de satisfação dos turistas durante a temporada de 2023/2024.
De acordo com o calendário dos cruzeiros 2023/2024, o navio M/S Seabourn Pursuit abriu a temporada em outubro do ano passado. Já o cruzeiro Silver Wing foi o último do período a atracar no porto de Manaus, no dia 13 de abril deste ano.
Das 17 embarcações que fizeram parte da temporada, cinco visitaram a capital amazonense pela primeira vez: Seabourn Pursuit, Zuiderdam, Silver Nova, Poesia e Hanseatic Inspiration.
Em março, o Amazonas recebeu a visita de sete navios, sendo o maior número da temporada. O maior deles foi o MS Poesia de bandeira panamenha, que trouxe 3.189 turistas interessados em conhecer as belezas do Amazonas.