O comerciante Adeilson Duque Fonseca, de aproximadamente 40 anos, foi identificado como o homem que espancou o sambista amazonense Paulo Juvêncio de Melo Israel, conhecido como Paulo Onça, após um acidente de trânsito ocorrido no início de dezembro em Manaus. Após passar três dias foragido, ele se entregou no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), acompanhado da esposa e de dois advogados. Ele não falou com a imprensa. A prisão foi conduzida pelo delegado Cícero Túlio.
Paulo Onça, de 63 anos, estava internado no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), para onde havia sido transferido no dia 12 de maio, do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, onde era acompanhado por equipe médica de diversas especialidades desde a agressão. O artista havia sofrido traumatismo craniano grave em decorrência das agressões e passou por cirurgias, mas nesta segunda-feira (26) não resistiu.
Segundo a defesa, Adeilson é dono de um pequeno comércio em Manaus e nunca respondeu a processos criminais graves. Os advogados classificaram o episódio como “um excesso cometido em meio ao estresse da situação” e afirmaram que o objetivo é garantir que ele responda ao processo em liberdade.
Leia mais:
URGENTE: Sambista Paulo Onça morre 5 meses após ser espancado em briga de trânsito, em Manaus
A agressão no trânsito
O crime foi registrado por câmeras de segurança e provocou indignação pública. As imagens mostram o carro de Paulo Onça avançando um sinal vermelho na Rua Major Gabriel, no bairro Praça 14, zona Sul da capital, colidindo com o veículo de Adeilson. Após o impacto, o comerciante desce do carro, corre até o veículo do músico, começa a dar socos no vidro e, em seguida, abre a porta e inicia as agressões físicas.
Mesmo contido brevemente por uma mulher, que seria sua companheira, Adeilson a empurra e retoma os ataques. Paulo, atordoado, tenta sair do carro, mas é novamente espancado com socos e chutes até cair inconsciente no chão. Ele não recebeu socorro do agressor.
Veja o vídeo:
🚨Vídeo mostra momento em que Paulo Onça é brutalmente espancado em Manaus pic.twitter.com/krtXw77SVQ
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 6, 2024
Paulo Onça no cenário nacional
Paulo Onça é um nome respeitado no cenário do samba brasileiro. Compositor com passagens pela escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, ele teve músicas gravadas por artistas como Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e Exaltasamba. Sua morte gerou grande comoção entre músicos, amigos e fãs.

A Polícia Civil trata o caso como homicídio qualificado. A investigação está sob responsabilidade da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), e o inquérito será remetido à Justiça.