Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) investiga falhas no atendimento do Samu em Tabatinga. A instauração de inquérito civil ocorre com denúncia de inoperâncias no serviço de emergência 192, na região do Alto Solimões, especialmente em Tabatinga.
O problema no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, é atribuído à qualidade do serviço prestado pela operadora Oi, afeta seis municípios e compromete o atendimento de urgência à população.
A investigação foi aberta após relatos de inoperabilidade do tridígito 192. Inicialmente, o MPAM adotará medidas para identificar a causa das falhas e, em seguida, acionará os órgãos responsáveis para que tomem as providências cabíveis.
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Moradores da região relatam dificuldades para acionar o Samu, incluindo demora no atendimento, falhas na conexão com a central de emergência e respostas ineficientes da operadora. A precariedade da infraestrutura local agrava ainda mais a situação, colocando vidas em risco.
Além de investigar as causas do problema, o Ministério Público adotará medidas necessárias para garantir que a Oi cumpra suas obrigações contratuais e legais, assegurando um serviço de emergência eficiente
O atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência é caracterizado pela busca precoce da vítima após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica. Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e/ou transporte adequado.
O serviço é gratuito, acessado pelo número “192”, funciona 24 horas por dia e 07 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências. Por isso o SAMU 192 tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências.