O ribeirinho Vilmar de Souza Lemos, conhecido como “Zizinho”, de 78 anos, que estava desaparecido desde a quinta-feira (21/05), quando saiu para pescar, foi encontrado na região do Vale do Javari. O desaparecimento dele promoveu uma mobilização na cidade de Atalaia do Norte, interior do Amazonas.
O idoso foi localizado no último domingo (1º/6), nas imediações do igarapé Grande, entre as comunidades de Campinas e Irari, na região do Rio Javari.
O desaparecimento do seu Zizinho comoveu a comunidade local e desencadeou uma grande força de busca, incluindo, entre outros, a participação das Forças Armadas, que integram o Comando Conjunto Apoena, Operação Ágata Amazônia 2025, iniciativa interagências coordenada pelo Ministério da Defesa para intensificar a presença do Estado na faixa de fronteira.
Leia mais:
Mulher é presa por deixar bebê de um ano abandonado em casa no interior do Amazonas
Caçador que estava desaparecido afirma ter sido encantado por ‘entidade da floresta’
Ele foi encontrado em uma área de difícil acesso e imediatamente foi socorrido. Depois, transferido para a sede de Atalaia do Norte, onde foi atendido pelo hospital municipal da cidade. O estado de saúde de Zizinho é estável e segue internado sob observação médica, conforme a unidade de saúde.
Durante todo o período de buscas, familiares acompanharam de perto os trabalhos.
O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, falou sobre o caso e destacou a importância da atuação conjunta:
“Essa foi uma operação que demonstrou o valor da união entre as instituições, as Forças Armadas e a comunidade. Agradecemos profundamente a todos que participaram dessa busca incansável”.