O programa “Tribuna Livre”, da Rede Onda Digital, recebeu a nova reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora Tanara Lauschner, e o vice, o professor Geone Maia Corrêa, nesta sexta-feira (9/5).
No diálogo, a educadora contou que, mesmo sendo um espaço de educação, a universidade ainda enfrenta casos de machismo e assédio.
“A UFAM é um ambiente ainda machista. ESSA É A segunda vez que nós vamos ter uma gestora mulher. Nós temos unidades acadêmicas que nunca tIVERAM uma reitora mulher”, disse a educadora.
A própria Tanara afirmou que presenciou casos de machismo em reuniões da instituição.
“Eu já presenciei várias situações onde conselheiros homens interrompiam as mulheres, não deixavam as conselheiras mulheres falarem”, contou.
Assédio Sexual e Moral
Ao longo do diálogo, Tanara também afirmou que casos de assédio moral e sexual foram registrados na instituição.
“O assédio precisa ser combatido. Tanto o assédio moral como o sexual. As maiores vítimas normalmente são as mulheres”, afirmou.
Tanara também contou que esses casos precisam ser denunciados, mas que uma estrutura de apoio às vítimas deve ser criada.
“Para a mulher denunciar, ela precisa saber que ela vai ter acolhimento e que as providências vão ser tomadas”, declarou.
Compromisso após campanha
Um dos principais compromissos, segundo a reitora, é combater essas infrações durante seu mandato.
“Então esse é um dos compromissos que nós assumimos na nossa campanha, o respeito às mulheres, às diferenças, aos homens, às pessoas indígenas e o combate a pessoas que, por acaso, tenham feito algum tipo de ação desse tipo”, finalizou.
Veja a fala completa da reitora:
Nova reitora ressalta que ainda há casos de machismo e assédio na Ufam: "Precisamos combater e punir" pic.twitter.com/xIU8xGsFHR
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 9, 2025
Leia também:
Votação acirrada: Tanara Lauschner é eleita nova reitora da Ufam
Eleição direta para definir diretores de escolas municipais é protocolada na CMM; entenda
Reitores da Ufam
Com 52,86% dos votos, a professora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), Tanara Lauschner, foi escolhida pela comunidade acadêmica para ocupar o cargo de reitora durante o quadriênio 2025-2029. Tanara, da chapa 57, venceu o segundo turno em uma disputa acirradíssima contra 47,14% dos votos da chapa 25 do candidato Professor Marcão.

A chapa vencedora ‘Mudança!’ trouxe Tanara como candidata a reitora e o professor Geone Maia Corrêa como vice e recebeu 8.089 votos (sendo 966 votos de docentes; 483 votos dos técnicos-administrativos e 6.640 discentes).