De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de queimadas no estado do Amazonas em 2022 já superou o total registrado no ano passado. O Inpe monitora o avanço do fogo no estado.
Em 2021, o Amazonas contabilizou 14.848 focos de incêndios. Já este ano, até a última quarta-feira, dia 15, o estado já contabilizava 15.300 focos, um aumento de, até agora, 3% em relação ao ano passado.
Leia mais:
Inpe registra índice histórico de queimadas na Amazônia em setembro
Manaus amanhece com nuvem de fumaça oriunda de queimadas
O avanço das queimadas surpreende pegando-se apenas os números de setembro e comparando-os com o mesmo mês do ano passado. Em setembro de 2021, o número de queimadas no Amazonas foi de 2.799. Já neste mês de 2022, somente nos primeiros 14 dias do mês já foram contabilizados 5.388 focos de incêndio.
Levando em consideração toda a Amazônia Legal, dois municípios amazonenses aparecem na lista dos que concentram a maior quantidade de focos de queimadas: Lábrea e Boca do Acre. Lábrea é o segundo colocado nesta lista, tendo registrado 1.630 focos de calor só nos primeiros dias de setembro. A região de Lábrea também é a que concentra a maior parte do agronegócio no Amazonas.