Na próxima quinta-feira (11/07), às 10h, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizará no auditório da Prefeitura uma reunião estratégica de combate às queimadas envolvendo gestores de 13 municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), órgãos relacionados à temática e participação de moradores da zona rural da cidade.
O objetivo da reunião é definir ações que evitem a queimada de resíduos, o que é crime ambiental, podendo gerar pena de até quatro anos de reclusão e multa.
Segundo dados de informações divulgados pelo Programa Queimadas, do Instituto de Pesquisas Espaciais da Amazônia (Inpe), mostra que o Estado do Amazonas teve, de janeiro a 3 de julho de 2024, o total de 715 focos de incêndios florestais registrados por meio de satélite. Destes, cinco focos foram registrados em Manaus, o que corresponde a 0,7% das ocorrências.
Ainda de acordo com o órgão de monitoramento, os cinco municípios com maiores números de focos no mesmo período são: Lábrea (104), Manicoré, (65), São Gabriel da Cachoeira (62), Apuí (56) e Barcelos, com 53 focos registrados. Em relação aos municípios da Região Metropolitana de Manaus, os índices são: Autazes (21), Itacoatiara (17), Presidente Figueiredo (16), Careiro (11), Manacapuru (10), Careiro da Várzea (10), Manaus (5), Novo Airão (4), Silves (3), Iranduba (2), Itapiranga (2), Manaquiri (2) e Rio Preto da Eva (2).
Leia mais:
O Inpe informou que no segundo semestre do ano, período de verão e estiagem no Amazonas, o clima seco contribui para a propagação do fogo, o que interfere no aumento do número de queimadas e incêndios florestais em todo o Estado. Manaus acaba recebendo a fumaça proveniente dos municípios com maiores áreas de vegetação e índices de focos de incêndios.
No período do verão, a Prefeitura intensifica os programas de combate às queimadas, por meio de blitzes semanais realizadas em pontos estratégicos, como nas proximidades de pontes e rodovias que interligam Manaus aos municípios do entorno, com o objetivo de orientar a população sobre o que fazer com os resíduos, sejam eles de vegetação, sólidos, recicláveis ou orgânicos, em vez de queimá-los – o que é uma prática comum da região, porém irregular.
Denúncias de queimadas em Manaus
Só de janeiro a maio deste ano, a Semmasclima recebeu 19 denúncias de queimadas urbanas em Manaus. Atuando nestas por meio do departamento de Fiscalização. A população pode fazer denúncia, caso presencie a queima de resíduos e de vegetação, ligando para o Corpo de Bombeiros (193), informando o endereço do local; fazendo registros fotográficos e de vídeos e denunciando nos canais da Semmasclima: (92) 98842-2161 (whatsapp) e defis.semmas@gmail.com, anexando as mídias e informando o endereço, dia e horário da ocorrência.