As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
População do Amazonas chega a 4,3 milhões e Estado tem o quinto maior crescimento populacional do País

População do Amazonas chega a 4,3 milhões e Estado tem o quinto maior crescimento populacional do País

Pesquisa do IBGE mostra ainda que 11 municípios registraram retração populacional, o que vai impactar no recebimento de recursos federais em 2026

A pesquisa Estimativas Populacional, divulgada nesta quinta-feira (28/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a população do Amazonas em 2025  é de 4,3 milhões de habitantes, distribuídos pelos 62 municípios, um aumento na Taxa Geométrica de Crescimento (TGC) de 0,94% em relação à estimativa de 2024.

Essa taxa de crescimento registrada no Amazonas ficou bem acima da média nacional, que foi de 0,39%, o que colocou o Estado na quinta posição entre os que mais tiveram aumento populacional, atrás apenas de Roraima (3,07%), Santa Catarina (1,60%), Mato Grosso (1,49%) e Goiás (1%).

O crescimento populacional do Estado foi induzido pelo aumento populacional dos municípios. Conforme a pesquisa, dos 62 municípios do Estado, apenas 11 registraram diminuição das suas respectivas populações. Os municípios com maiores evoluções populacionais foram Caapiranga (3,50%), Boa Vista do Ramos (2,80%), Careiro da Várzea (2,60%), Iranduba (2,60%), Uarini (2,40%) e Jutaí (2%).

O crescimento populacional de Manaus ficou em posição intermediária no Estado, com evolução de 1,05% no número de habitantes de 2024 para 2025. Apesar de modesto, em nível nacional Manaus foi a única capital com mais de um milhão de habitantes que registrou crescimento acima de 1%.

No total , a população da capital amazonense chegou a 2.303.732 milhões de habitantes e segue como a sétima cidade mais populosa do país. Este crescimento também se refletiu na população da Região Metropolitana de Manaus (RMM), que chegou a 2.811.884 milhões, uma evolução populacional de 1,04% em um ano.

Com essa população, a Região Metropolitana de Manaus (RMM) se tornou a 11⁠ª RM mais populosa do país, logo atrás da RM de Campinas (SP), com 3,3 milhões de habitantes, e a frente da RM de Goiânia (GO), que tem 2,7 milhões de habitantes. A RMM é formada por Manaus e mais 12 municípios, espalhados pelas calhas dos rios Solimões, Negro e Amazonas.

“O crescimento populacional no Amazonas não se limitou apenas à capital. Vários municípios do estado apresentam altas taxas de crescimento, com alguns mostrando um aumento percentual ainda maior do que Manaus. Por outro lado, alguns municípios amazonenses mostram uma redução na população. O estudo indica que alguns municípios têm maiores taxas de diminuição populacional”, analisou o chefe do setor de Disseminação de Informações do IBGE, Adjalma Jaques.


Saiba mais:

Manaus alcança 2,3 milhões de habitantes e segue como a sétima cidade mais populosa do Brasil

Setor de serviços: Amazonas registra recorde de empresas e receita de mais de R$ 36 bilhões

Braga é eleito presidente da comissão que vai analisar MP que modifica setor elétrico

Republicanos planeja super-chapa para federal no Amazonas, mas “canibalização” é uma possibilidade


Municípios que tiveram retração populacional vão perder receitas

A pesquisa Estimativa Populacional do IBGE apontou ainda que onze municípios do Estado tiveram retração populacional, sendo as maiores registradas nos municípios de Manaquiri (-4,70%), Anamã (-3,30%) e Barcelos (-2,20%).

Com isso, essas prefeituras terão menos recursos para 2026, uma vez que a pesquisa é usada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, que orienta a distribuição de recursos federais para cada município brasileiro.

A pesquisa também fornece dados fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre os Censos Demográfico, que são realizados a cada dez anos.

Veja os municípios que perderam população:

  1. Parintins: -0,1%;

  2. Maraã: -0,2%;

  3. Careiro/Castanho: -0,3%;

  4. Coari: -0,3%;

  5. Juruá: -0,5%;

  6. Nova Olinda do Norte: -0,5%;

  7. Rio Preto da Eva: -1,4%;

  8. Santa Isabel do Rio Negro: -1,6%;

  9. Barcelos: -2,2%;

  10. Anamã: -3,3%;

  11. Manaquiri: -4,7%.