
Manaus alcança 2,3 milhões de habitantes e segue como a sétima cidade mais populosa do Brasil
A pesquisa Estimativas Populacional, divulgada nesta quinta-feira (28/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografiia e Estatísticas (IBGE), apontou que a população de Manaus chegou a 2.303.732 milhões de habitantes e se tornou a sétima cidade mais populosa do país.
A população da capital amazonense cresceu, de 2024 para 2025, 1,05%, o maior crescimento entre todas as capitais brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes. Este crescimento também impulsionou a população da Região Metropolitana, que chegou a 2.811.884 milhões, uma evolução populacional de 1,04% em um ano.
Com essa população, a Região Metropolitana de Manaus (RMM) se tornou a 11ª RM mais populosa do país, logo atrás da RM de Campinas (SP), com 3,3 milhões de habitantes e a frente da RM de Goiânia (GO), que tem 2,7 milhões de habitantes. A RMM é formada por Manaus e mais 12 municípios, espalhados pelas calhas dos rios Solimões, Negro e Amazonas.
De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, o crescimento da população de Manaus aconteceu porque a RMM não é tão conurbada (fenomeno geográfico em que uma cidade invade a outra), o que nas outras RM faz com que a população se espalhe pelas demais cidades integrantes.
“As capitais maiores, esses municípios mais centrais, em geral têm um entorno mais conurbado e perdem população para ele. O crescimento vai do centro para a periferia. Entre as capitais que perderam população, com exceção de Salvador, houve aumento de habitantes na respectiva região metropolitana”, esclarece Marcio.
Saiba mais:
Republicanos planeja super-chapa para federal no Amazonas, mas “canibalização” é uma possibilidade
Temporada de pesca esportiva trará 40 mil turistas para os rios do Amazonas
Estimativas populacional é usada pelo TCU
Os dados da pesquisa Estimativa Populacional do IBGE são utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre os Censos Demográfico, que são realizados a cada dez anos.
A pesquisa também considera alterações de limites territoriais que ocorreram após o Censo 2022. Os dados têm como data de referência o dia 1º de julho de 2025.
No total, o país tem uma população estimada em 213,4 milhões de habitantes em 2025, alta de 0,39% em relação ao ano passado.
