Durante a operação ‘Lei Seca’, entre sexta-feira (10/05) e domingo (12/05), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) abordou 475 veículos para regularização. Durante a ação, foram mais de 700 condutores autuados, além de 41 veículos removidos por irregularidades que comprometiam a segurança viária. Além disso, 26 motoristas flagrados no teste do bafômetro se recusaram a realizar o teste, resultando em uma prisão.
LEIA MAIS:
Detran-AM retira 340 motocicletas irregulares de circulação nos primeiros meses deste ano
Amazonas registra mais de mil óbitos por acidente com moto entre 2019 e 2023, aponta FVS
No último fim de semana, em operação integrada do Detran Amazonas, Polícias Civil do Amazonas (PC-AM) e Militar (PMAM), cinco condutores foram presos em flagrante por alcoolemia.O coordenador-geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, comentou que o objetivo é coibir práticas no trânsito que possam oferecer risco à vida dos condutores e pedestres.
“Nosso objetivo é reduzir os números de infrações e, consequentemente, os de acidentes também, para que tanto o motorista, quanto o pedestre tenham suas vidas preservadas”.
Conforme o coordenador-geral da Fiscalização, o foco da ação foi detectar veículos sem placa de identificação ou com placa clonada.
“Essa ação integrada é de extrema importância, pois é por meio dela que encontramos veículos que, muitas vezes, são utilizados para a prática de furtos e assaltos”.
Penalidade
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores sob efeito de bebida alcoólica passam a dirigir com sua capacidade psicomotora alterada, pondo em risco a vida, integridade e meio ambiente. A penalidade de multa no valor de R$ 2.934,70 e ocorre a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.