A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) registrou, nessa quinta-feira (15), mais oito casos de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox. Dessa forma, o número de notificações subiu para 63 no estado.
Segundo a FVS-AM, os novos casos confirmados são de homens, entre 21 a 48 anos, residentes de Manaus. Nenhum dos casos confirmados precisou de internação e os pacientes seguem em isolamento domiciliar. Até agora, o órgão já fez 162 notificações, com 75 casos descartados e 24 suspeitos. Não houve registro de óbitos.
Leia mais:
Vacina contra varíola dos macacos será adaptada às realidades do país
Sobe para 40 casos confirmados da varíola dos macacos no Amazonas
A FVS também divulgou orientações para evitar a proliferação da doença, como evitar parcerias sexuais anônimas; comunicar parceiros sexuais em caso de aparecimentos de lesões, para realização de autoexame; usar máscaras e roupas para cobrir as lesões em casos suspeitos; lavar as mãos com frequência; não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama, e buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas.
Via assessoria