Durante agenda em Brasília hoje, 28, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), falou em entrevista à imprensa sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o estado. Hoje, a ZFM e a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) celebram 56 anos de criação.
Lima falou:
“Nós não abrimos mão da Zona Franca de Manaus. A Zona Franca responde hoje por 70% da economia do nosso estado”.
Leia mais:
Ex-superintendente interina da Suframa chama órgão de “doente”
‘Novo golpe’ de bilionários das Americanas complica ZFM na reforma tributária
O governador lembrou, ainda, que um de seus atos no primeiro ano em que assumiu o Governo do Amazonas, em 2019, foi criar um grupo de trabalho formado por técnicos das secretarias estaduais de Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) para trabalhar em favor do modelo. Ele fez questão de relembrar que o grupo se encontra à disposição da bancada dos deputados federais e dos senadores do Amazonas para defender o modelo ZFM frente à Reforma Tributária.
Segundo o governador, o modelo ZFM é a iniciativa de desenvolvimento regional mais bem-sucedida do país: gera mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, além de receita tributária ao Estado. Ele também contribui para que o Amazonas preserve 97% da sua floresta.
A data de hoje celebra a publicação do Decreto Lei nº 288/1967 que instituiu a Autarquia e reformulou as diretrizes da ZFM, que conta hoje com aproximadamente 500 empresas instaladas, e fatura mais de R$ 170 bilhões.