Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Aos 82 anos, morre mestre Jair Mendes, lenda do Festival de Parintins

Aos 82 anos, morre mestre Jair Mendes, lenda do Festival de Parintins

O mestre Jair Mendes, um dos maiores nomes do Festival Folclórico de Parintins e artista renomado do Boi-Bumbá Garantido, faleceu neste sábado (15/3), às 12h30, no Hospital Delfina Aziz, em Manaus. A família confirmou a morte informando que Jair já enfrentava problemas de saúde e estava internado há vários dias.

Considerado uma lenda do Boi-Bumbá Garantido, Jair Mendes teve papel fundamental na transformação do festival em um dos maiores espetáculos folclóricos do Brasil.

Ele inovou ao introduzir movimentos ao boi de pano e criar as primeiras alegorias, elevando o nível artístico das apresentações e consolidando o evento como referência cultural.

Aos 82 anos, morre mestre Jair Mendes, lenda do Festival de Parintins
(Foto: Divulgação)

Saiba mais:


O legado do mestre Jair mendes

Em 1978, o boi Garantido entrou na arena com movimentos realistas: os olhos abriam e fechavam, a cauda balançava, as orelhas moviam e a boca mexia. Ele foi apelidado de “Boi Biônico”. Mendes ainda não sabia, mas naquele ano, ele se tornou o mestre Jair Mendes ao fazer história e conquistar o lugar de maior autoridade artística em Parintins

Seu legado foi reconhecido com a criação da Medalha do Mérito Cultural Jair Mendes na cidade de Parintins. A honraria destaca a importância de artistas e iniciativas que promovem e valorizam a cultura parintinense.

Aos 82 anos, morre mestre Jair Mendes, lenda do Festival de Parintins
(Foto: Divulgação)

Além disso, em 2023, ele foi homenageado pelo Boi Garantido durante a apresentação do tema “Garantido por toda vida”. O enredo exaltou figuras históricas do festival, incluindo Jair Mendes, reforçando sua influência na evolução do evento.

Em um de suas últimas entrevistas, Jair Mendes disse considerar os dois bois como filhos:

“Foi eu que fiz os dois bois. E gosto muito deles. São meus filhos. Ter 82 anos para mim é uma vida que dediquei para começar esse festival folclórico. Em 1978, comecei a fazer o Garantido. E o Caprichoso fiz em 1986. Eu gosto também muito dele, porque colocou o meu nome no galpão. Para mim é uma honra muito grande”, disse mestre Jair Mendes, que antes de ser artista de galpão, aprendeu o ofício de serigrafista no Rio de Janeiro (RJ) e trabalhou com pintura de bolsos de uniformes escolares.

Garantido e Caprichoso se manisfestam

Nas redes sociais os bois bumbás Garantido e Caprichoso emitiram notas relatando a perda do artista e prestando homenagens.

“Seu compromisso e amor pela arte e pela cultura ficarão eternizados em nossa história”, escreveu a equipe do boi Garantido nas redes.

“Seu nome, eternizado como patrono do Galpão de Alegorias do Boi Caprichoso, será sempre lembrado como sinônimo de arte e inovação […] A saudade será eterna, mas sua história jamais será esquecida. O Boi Caprichoso honra e agradece por tudo, Mestre Jair Mendes!”, escreveu a equipe do Boi Bumbá Caprichoso.