A cidade de Manaus se prepara para viver uma nova forma de interação com a arte: a partir de agosto de 2025, os ônibus da capital amazonense vão se transformar em verdadeiras galerias móveis com a chegada da primeira edição do projeto Arte no Busão. A iniciativa acaba de divulgar os 10 artistas selecionados que darão vida à exposição itinerante pelas ruas da cidade.
Mais de 500 mil pessoas utilizam o transporte público diariamente em Manaus — e agora, entre um ponto e outro, esse trajeto vai ganhar cores, histórias e reflexões por meio de obras que exploram identidade, cotidiano e o imaginário amazônico.
Entre os nomes escolhidos estão:
Dayane Cruz, Dani Maresia, Raquel Teixeira, Wira Tini, Juan Carvalho, Denis LDO, Gabi Mescarello, Arquimago, Margem do Rio e Turenko.
A seleção contempla artistas de Manaus e Parintins, e traz uma forte representatividade de gênero, raça, comunidade LGBTQIAPN+ e gerações diferentes, valorizando a diversidade que pulsa no Amazonas.
Leia mais:
Festival de Parintins impulsiona tráfego aéreo e FAB bate recorde de movimentações em 2025
Novo provimento facilita na realização de casamentos civis no interior do Amazonas
“Essas obras vão dialogar com quem vive a cidade todos os dias. São recortes potentes de vivências amazônicas, com linguagens acessíveis e uma explosão de cores e narrativas que vão se espalhar não só pelos ônibus, mas também pelas redes”, explica Sarah Campelo, curadora do projeto.
O Arte no Busão é um dos projetos contemplados pelo Edital PNAB Concultura e está em fase de articulação com parceiros que queiram fortalecer a proposta e ampliar seu impacto cultural no estado.
A ideia é simples, mas transformadora: levar arte para o cotidiano das pessoas, sem exigir ingresso, tempo livre ou visita a espaços formais — apenas um olhar atento durante o percurso de todos os dias.