Manaus segue encoberta por fumaça nesta sexta-feira (27). Esse é o segundo dia em que a fumaça toma conta da capital amazonense e de alguns municípios do interior, após alguns dias de chuva, reflexo das queimadas.
Saiba mais:
Após trégua, fumaça volta a encobrir Manaus e compromete a qualidade do ar
Nesta manhã, as zonas Leste, Sul e Oeste sentem o ar “pesado”. Segundo o aplicativo que mede a qualidade do ar em tempo real, World Air Quality, os bairros Vila Buriti, Crespo, Japiim, São Lázaro, Nossa Senhora Aparecida, Centro, Parque Dez, Santo agostinho, Coroado estavam com o ar considerado “pouco saudável”. Medido em microgramas por metro cúbico, o volume de toxinas no ar já ultrapassou em algumas dessas áreas o pior índice, de 150 ug/m³.
Painel World Air Quality atualizado as 07:14
O painel de monitoramento, atualizado em tempo real, classifica a medição em seis categorias: bom, moderado, não saudável para grupos sensíveis, pouco saudável, muito insalubre e perigosa.
O gráfico mostra que a cidade está com ar considerado “Pouco saudável”. Atualização realizada pelo site as 07:27
Segundo o monitoramento do aplicativo SELVA, Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental da UEA, na região sul o AQI, que é o Índice de Qualidade do Ar medido pela quantidade de partículas respiráveis, era de 75.5 por volta das 7h15. Já no Morro da Liberdade, o AQI estava em 86.1
Veja algumas imagens captadas por internautas da Onda Digital
Cidade de Nhamundá completamente tomada pela fumaça na noite do dia (26/10)
Manaus, bairro Jorge Teixeira na manhã desta sexta-feira (27/10)