O radialista Ivan da Silva Guimarães, de 67 anos, morreu na tarde desta terça-feira (04/02). Desde o fim de 2024, o profissional já havia passado por diversas internações em razão dos problemas de saúde.
Em 14 de janeiro deste ano, Ivan Guimarães foi internado no Hospital Rio Negro, no Centro de Manaus, onde alternava o tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A causa da morte foi falência múltiplas dos órgãos.
Além do rádio, Ivan foi ex-dirigente do Nacional Futebol Clube, do São Raimundo Esporte Clube e de competições da Federação Amazonense de Futebol (FAF). Ele ainda presidiu a Associação dos Cronistas Esportivos do Amazonas (Aclea).
Nos últimos oito anos, Ivan era apresentador e comentarista esportivo na Rádio Rio Mar, onde chefiava o departamento de esportes.
No time Celeste da zona Oeste de Manaus, conhecido como “Tufão”, Ivan conquistou cinco títulos do Campeonato Amazonense (1997, 1998, 1999, 2004 e 2006), e três da Copa Norte (1999, 2000 e 2001), além do vice-campeonato da Série C em 1999, vencido pelo Fluminense.
Na edição 10 da terceira divisão, com 36 clubes e marcada por conta de problemas jurídicos, o São Raimundo assegurou acesso à Série B do ano seguinte e permaneceu por sete anos consecutivos.
Saiba mais:
Amazonas FC anuncia a contratação do meio-campista Diogo Carlos
Neymar Júnior chega à Vila Belmiro com festa da torcida
Velório
O velório será aberto ao público a partir das 23h, na sede do Nacional FC, no salão de troféu, situado na rua São Luís, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.
Às 15h de quarta-feira (05/02), o corpo deixará a sede do clube e seguirá para o cemitério Parque Tarumã, na zona Oeste de Manaus, onde será sepultado.
Nota de pesar do São Raimundo EC
“A diretoria de futebol do São Raimundo Esporte Clube informa, com muito pesar, o falecimento do ex-diretor Ivan Guimarães. Guimarães, diretor de futebol do clube entre 1996 e 2007, participou ativamente do período áureo do clube, com cinco títulos Estaduais, três Copas Norte e inúmeros sucessos de bilheteria. Desejamos força aos amigos, familiares e ao seu filho, o árbitro e ex-atleta Ivan Guimarães Júnior. Descanse em paz”, lamentou o perfil oficial do São Raimundo.
A FAF também divulgou nota de pesar em nome do deputado estadual e presidente da entidade, Ednailson Rosenha.
Ivan da Silva Guimarães foi o homem que me apresentou ao futebol amazonense. Foi através dele que conheci a essência desse esporte na nossa terra, quando ainda era distribuidor da marca Penalty. Ne época fechei um patrocínio com o São Raimundo, por volta dos anos 2000 ou 2001. Logo após, ele me deu a oportunidade de ter meu primeiro contato direto com o futebol do amazonense e me convidou para organizar a partida entre São Raimundo e São Paulo, pela Copa do Brasil. Naquele dia, o Vivaldão pulsava, tomado pela torcida, em uma festa inesquecível.
Ivan me ensinou muito. Ele me fez enxergar o futebol amazonense com esperança, acreditar no potencial, no crescimento. Hoje, o Amazonas perde não apenas um jornalista, dirigente, desportista e ex-diretor de competições da Federação, mas também um pai dedicado à família. Exemplo disso, é a paixão pelo esporte que refletiu no talento de seu filho, Ivanzinho, um dos melhores árbitros que temos.
A Federação lamenta. Eu lamento. A perda é irreparável, mas o legado que Ivan deixa jamais será apagado. Seu nome está marcado na história do futebol amazonense, em cada conquista, em cada batalha travada pelo crescimento do nosso esporte.
Ivan, o homem que me trouxe para o futebol do Amazonas, que me apresentou esse mundo ao qual dedico minha vida até hoje. Obrigado por tudo, meu grande amigo. Descanse em paz.
Também por meio de nota de pesar o governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentou o falecimento de Ivan Guimarães.
O governador Wilson Lima lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Ivan Guimarães, radialista e ex-dirigente dos clubes São Raimundo e Nacional, na tarde desta terça-feira (04/02), aos 67 anos, em Manaus.
Ivan participou da gestão do Tufão da Colina em um dos períodos mais vitoriosos do clube, entre 1996 e 2007, quando conquistou cinco títulos estaduais, três Copas Norte e o vice-campeonato brasileiro, contribuindo decisivamente para a conquista do apelido de “Rei do Norte”.
Além de sua atuação como dirigente, também se destacou como radialista esportivo, levando o futebol a milhares de ouvintes e marcando uma geração com sua paixão e dedicação ao esporte.
Neste momento de dor, o governador Wilson Lima se solidariza aos familiares e amigos de Ivan Guimarães, que deixa um grande legado na comunidade esportiva e seu nome marcado na história do esporte local.