Prefeitura orienta população sobre horários de banho na praia da Ponta Negra com a chegada do verão amazônico

Foto: Arquivo/ Semcom.
Com a chegada do verão amazônico e o aumento das temperaturas, a Prefeitura de Manaus reforça aos frequentadores da praia da Ponta Negra, zona Oeste, a importância de se respeitar as regras de segurança para o uso do balneário, especialmente no período noturno.
O horário autorizado para banho no balneário é das 8h às 17h. Após esse horário, não há presença de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Amazonas no local, além da visibilidade do rio Negro ser um fator de risco, especialmente à noite.
O vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antônio Peixoto, reforçou a recomendação:
“No segundo semestre, com o nosso verão amazônico, é natural as pessoas frequentarem ainda mais a praia da Ponta Negra e são todos bem-vindos. Mas devemos redobrar a atenção para o horário de uso da Ponta Negra, que vai até as 17h, para banho. Depois deste horário, não há guarda-vidas na praia. Tome banho com segurança, dentro do longo período disponível, e a gente pede que não entrem no rio após as 17h ou até mesmo de noite e madrugada”.
Leia mais:
Verão amazônico exige atenção redobrada com o corpo e a pele, alertam especialistas
Homem morre afogado na Praia da Ponta Negra, em Manaus; vídeo
A prefeitura orienta que todos sigam as marcações feitas pelos guarda-vidas, evitem o consumo de bebidas alcoólicas em excesso antes do banho e redobrem a atenção com crianças, idosos e pessoas com saúde mais frágil.
Também é proibido o uso de garrafas de vidro na faixa de areia e na água, para prevenir acidentes. Placas indicativas estão distribuídas ao longo da praia e devem ser respeitadas.
Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.
Na última sexta-feira, 8/8, a cota do rio Negro estava 28,22 metros.
